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Televisão

Febre na década passada, reality shows de culinária saturam e somem da TV aberta em 2024

Formatos cansaram público, e só MasterChef, da Band, terá temporadas produzidas neste ano

Participante monta prato no finado Mestre do Sabor, da Globo - Divulgação/Globo
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Aracaju

Fenômeno dos anos 2010, os reality shows de culinária perderam fôlego. Depois de anos abarrotando a programação das emissoras, calcados especialmente no sucesso comercial, apenas uma franquia continuará no ar na TV aberta. E justamente a de maior sucesso.

Em 2024, apenas a Band vai produzir novas temporadas do MasterChef, em parceria com a Discovery. São três temporadas previstas: uma com amadores, outra com profissionais e mais uma com confeiteiros.

A ideia de ter o MasterChef Confeiteiros surgiu na esteira de uma decisão do SBT, que provocou bastante comoção no nicho que curte esse tipo de programa. Após oito anos e nove temporadas regulares, a emissora de Silvio Santos não renovou os direitos e cancelou a produção do Bake Off Brasil, comandado por Nadja Haddad e Beca Milano.

Dedicado aos doceiros, o programa foi o que mais deu audiência entre seus pares. No auge, em sua quarta temporada, o reality de doces teve média de 10,3 pontos de audiência na Grande São Paulo. É o resultado mais robusto de uma atração de culinária fora da Globo na história.

Porém, em 2023, já estava claro que não havia mais espaço para novos episódios do Bake Off. A atração conseguiu apenas 3,9 pontos na sua temporada derradeira. Atualmente, cada ponto equivale a 191 mil telespectadores.

A Record também suspendeu a produção do Top Chef, reality comandado por Felipe Bronze, que também está em atrações do tipo no GNT, canal feminino da Globo. O reality dava dinheiro, mas jamais passou dos 6 pontos de audiência.

A Globo percebeu antes que já havia desgaste. Sua aposta, o Mestre do Sabor, saiu do ar em 2022 após nunca dar a audiência e a repercussão esperada, mesmo alcançando cerca de 15 pontos na Grande São Paulo.

Na década de 2010, SBT, Record e Band fizeram os programas de culinária explodirem na TV. As TVs produziram atrações como Cozinha Sob Pressão, Duelo de Mães, BBQ Brasil, Pesadelo na Cozinha, Batalha dos Cozinheiros, entre outros, com diferentes níveis de sucesso.

Os reality de culinária deixaram até de ser recheio de programas. O Super Chef, que tinha espaço no Mais Você de Ana Maria Braga, não terá mais temporadas produzidas pela Globo. A atração focará mais em variedades.

Mas qual o motivo de tanto desgaste? A quantidade explica. Em 2019, por exemplo, foram produzidos cerca de 13 reality shows de culinária nas quatro maiores TVs do Brasil. Só a RedeTV! não tinha um para chamar de seu.

De acordo com profissionais do mercado publicitário ouvidos pela reportagem, a quantidade e os formatos parecidos uns com os outros acabaram saturando o mercado. Os programas eram muito parecidos e não havia dinheiro suficiente para alocar em todos.

Para eles, o MasterChef segue firme por ter um corpo de jurados carismático e por ter sido um dos pioneiros, ainda em 2014. A avaliação é que, mais do que um reality, o programa virou uma marca.

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