Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Pela 1ª vez, dono de nova afiliada da Globo em Alagoas diz que vai substituir TV de Collor

Grupo Asa Branca, que já é parceira da família Marinho no interior de Pernambuco, entrará no lugar da TV Gazeta após quase 50 anos

0
Fernando Collor: novos parceiros da Globo em Alagoas admitem que vão substituir TV Gazeta, de posse do ex-presidente, pela primeira vez - Roque de Sá/Agência Senado
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Pela primeira vez desde outubro de 2023, quando o caso veio à tona em uma reportagem realizada pelo F5, o Grupo Asa Branca de Comunicação admitiu que está montando uma nova afiliada da Globo em Alagoas, para substituir a TV Gazeta, de posse do ex-presidente Fernando Collor.

O Grupo Asa Branca é o novo nome do Grupo Nordeste de Comunicação, que tem como acionista principal Vicente Jorge Espíndola. A mudança de nome foi anunciada nesta sexta-feira (5) pelo conglomerado de mídia.

A empresa já é dona da TV Asa Branca de Caruaru, cidade do agreste de Pernambuco, e retransmissora da Globo desde 1991 na região. Desde então, a Asa Branca se mantinha em silêncio sobre a briga entre TV Gazeta e Globo em Alagoas.

Agora, a empresa admite que será a nova parceira em Maceió. Desde segunda (1), a nova TV opera no canal 29 na capital alagoana, retransmitindo o canal Futura, pertencente a Fundação Roberto Marinho, instituição educativa privada da Globo.

"Nós já tivemos um crescimento em relação a 2022 em 2023. E nós esperamos crescer bem mais esse ano, porque nós vamos implantar a TV Asa Branca de Alagoas, nova parceira da Globo", disse Vicente Jorge em uma reportagem exibida no AB2, jornal local noturno da TV Asa Branca de Caruaru, nesta sexta (5).

A TV Asa Branca Alagoas ainda não estreou oficialmente por conta de uma briga judicial. Em outubro de 2023, como informou o F5, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, iniciado em 1975, por conta de escândalos envolvendo a emissora nos últimos anos.

Entre eles, está o seu uso por parte de Collor para receber propina em um esquema de corrupção. Collor foi condenado a oito anos de prisão no STF (Supremo Tribunal Federal) em julho por conta do fato, segundo decisão do Supremo.

No início de novembro, a TV Gazeta entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalizasse o contrato de afiliação. Segundo a emissora, sem ter o aporte da maior emissora do país, a empresa não vai conseguir cumprir acordos para pagamento de dívidas.

Caso o contrato não fosse renovado, a TV Gazeta diz ainda que haveria demissões em massa com a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa.

A TV Gazeta conseguiu uma liminar, após apoio do Ministério Público, que obrigava a Globo a renovar o contrato de afiliação com a emissora de Fernando Collor até 2028. A liminar só foi derrubada na terça (2).

Mas por determinação judicial, a TV Gazeta mantém o sinal da Globo no ar até o próximo dia 22, quando a Justiça de Alagoas vai analisar o mérito da questão de forma definitiva.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem