Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público Federal recebe denúncia contra a Globo por intolerância religiosa em novelas

Órgão tem 30 dias úteis para decidir se abre investigação; OUTRO LADO: Globo diz que 'considera as diversas religiões professadas no país um patrimônio cultural da nação brasileira'

Cauã Reymond em "Terra e Paixão": líderes pedem que Globo seja investigada por intolerância religiosa em novelas - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Líderes de religiões de matriz africana fizeram uma denúncia ao MPF (Ministério Público Federal) para que o órgão governamental investigue se a emissora comete intolerância religiosa em novelas da emissora. Segundo eles, isso ocorreria especialmente por ordem do diretor da TV e dos Estúdios Globo, Amauri Soares.

O F5 teve acesso ao conteúdo da denúncia, realizada na PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão), no final do mês de novembro. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Gabriel Perline, do IG, nesta segunda-feira (16).

O mote da denúncia é uma reportagem do site Notícias da TV que relata uma reunião de Soares com autores da Globo. Nela, Amauri teria dito que a maioria do país será de religião evangélica em 2030 e que é um objetivo da empresa ter histórias que se conectem com essa parcela da população, esquecendo outras crenças.

O fato teria revoltado autores. Seguindo essa linha, porém, a Globo já rejeitou ideias de tramas com temática espírita, como uma novela de Thelma Guedes para o horário das 18h. Revoltados, os líderes do grupo pediram uma investigação das informações e que a Globo explique o motivo da decisão.

"É proibido que qualquer entidade faça acepção de credos ou agremiação de natureza religiosa em serviços que são regulamentados por concessões públicas, o caso do serviço de televisão por radiodifusão deve ser compartilhado entre a sociedade e o Estado brasileiro, considerando a pluralidade de ideias e de credos religiosos tão diversos e presentes em nosso país", diz a denúncia.

Os religiosos argumentam que a Globo é a maior emissora do país e deve se comprometer a dar espaço para a diversidade de crenças. Eles também pedem que, caso as informações sejam verdadeiras, a emissora responda judicialmente por intolerância religiosa.

O MPF ainda analisa se aceita a denúncia ou não. O prazo é de 30 dias úteis. Caso aceite, uma investigação é instaurada e a Globo precisará se manifestar.

Procurada pelo F5, a Globo diz que "não existe tal orientação a que a matéria se refere". "Os Estúdios Globo estão sempre abertos a receber as mais diversas propostas criativas de seus criadores", diz nota da empresa. "Vale reiterar ainda que a Globo apoia a liberdade religiosa e considera as diversas religiões professadas no país um patrimônio cultural da nação brasileira."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem