Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

'Maior pirata de novelas' do Brasil tira site do ar após processo da Globo na Justiça

Mesmo sem decisão judicial, site Carol Novelas, que disponibilizava tramas raras, saiu do ar nesta terça-feira (19) e surpreendeu advogados da emissora

Tony Ramos como Antônio La Selva em cena de 'Terra e Paixão'
Tony Ramos em 'Terra e Paixão', novela da Globo: maior pirata de novelas do Brasil sai do ar após processo da emissora - João Miguel Júnior/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Considerada por advogados da Globo como 'o maior pirata de novelas' do Brasil, o site Carol Novelas saiu do ar nesta terça-feira (19). Quem tentava acessar ao endereço em busca de alguma trama para assistir ou comprar, não conseguia. A página sequer carregava. A emissora estuda os seus próximos passos.

A exclusão do conteúdo ocorreu após reportagem publicada pelo F5 na manhã deste domingo (17), que revelou a existência do site, com acervo que inclui tramas raras, antigas e atuais. Até o momento, a Globo não conseguiu uma liminar para tirar o Carol Novelas do ar. A ação, que corre em duas varas diferentes, tem uma discussão de quem tem competência para julgar o caso, o que atrasou os pedidos da TV.

Ou seja, a decisão de tirar do ar foi de Leandro da Silva Evangelista, dono do Carol Novelas, e sua equipe, composta por outras três pessoas.

Procurada para comentar a ação judicial, a Globo diz que não se manifesta em casos que ainda estão em andamento. Por e-mail, houve tentativas de entrar em contato com os responsáveis do Carol Novelas, mas não houve resposta até a última atualização.

No site, Evangelista anunciava o acervo de diversas tramas de todas as emissoras. Além de Globo, estavam disponíveis algumas produções estrangeiras, e de outras TVs, como SBT, Record, Band, e a extinta Rede Manchete (1983-1999). Até mesmo a extinta Tupi tinha novelas disponibilizadas.

Os advogados da emissora dizem que Evangelista é "o maior pirata de novela" do país pela robustez do que tinha a oferecer aos seus assinantes. Até tramas raras e que não estão no Globoplay, streaming da emissora, eram vendidas por um pagamento único de R$ 220.

É o caso de "Olho no Olho", novela de 1993 protagonizada por Tony Ramos. Ela falava sobre seres paranormais que tinham poderes especiais, como um prelúdio de "Os Mutantes" (2008), da Record. A trama ganhou fama de satanista na época e jamais foi reprisada ou disponibilizada.

Tramas que estão no ar atualmente, como "Terra e Paixão", e a finalizada recentemente "Vai na Fé" (2023) também estavam disponíveis.

Para punir Evangelista, a Globo pediu a retirada do ar imediata e que ele seja impedido de vender o catálogo que tem e que a emissora considerou "concorrência desleal". A empresa pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem