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Televisão

BBB 24: Por recorde em faturamento, Globo negocia merchandising até em escova de dentes

Emissora não terá um limite de espaço para anunciantes no reality show e tenta superar o faturamento de R$ 1 bilhão da versão passada

Tadeu Schmidt, o apresentador do BBB 23
Tadeu Schmidt, o apresentador do BBB - Paulo Belote/Divulgação
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Aracaju

A Globo começou a apresentar na última segunda-feira (18) para o mercado publicitário as oportunidades comerciais do BBB 24, que estreia em janeiro de 2024 na emissora. Para bater o recorde de arrecadação, alcançado com a edição deste ano, a emissora tomou uma atitude inédita: não deu limite para vendas de cotas para interessados.

O F5 teve acesso ao pacote completo, que tem 120 páginas. Até então, a Globo tinha um limite de espaço para cada uma das três cotas principais (Big, Camarote e Brother).

Mas por causa da alta demanda do mercado nos últimos anos, a empresa optou por deixar este número livre e fechar com o maior volume de interessados possível, que faz a arrecadação virar uma caixinha de surpresas.

Em 2023, a Globo obteve 13 patrocinadores masters e 40 ações de merchandising, contabilizando 53 contratos fechados, um recorde para o formato desde que ele chegou ao Brasil, em 2002. Ao todo, foram arrecadados cerca de R$ 1 bilhão. A empresa tenta superar este valor para a próxima edição.

Todas as cotas subiram de preço, numa média de 9%. A Cota Big, considerada a mais cara, vai custar R$ 114 milhões para os patrocinadores. Ela garante exposição em todas as mídias onde o BBB 24 estará. No ano passado, ela valeu R$ 102 milhões.

Já a Cota Camarote, que dá menos exposição em TV aberta, mas garante presença mais forte no digital, passa a ver R$ 87,4 milhões, ante R$ 80,2 milhões da última edição. Por fim, a Cota Brother, a mais barata e que garante uma ação exclusiva durante um momento chave do reality show, subiu de R$ 15,6 milhões para R$ 20,6 milhões.

Junto com as cotas principais, a Globo voltou a dividir a cota de Top de 5 segundos por dia. Para a nova temporada, o canal criou a cota Confronto, que dá ao direito de a marca abrir a transmissão do programa comandado por Tadeu Schmidt nas segundas-feiras, quartas-feiras e domingos.

A outra é chamada de Decisões, e é válida para as terças-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados. Cada uma custa R$ 42,6 milhões.

MERCHANDISING ATÉ NA ESCOVA DE DENTE

Para conseguir lucrar mais ainda, a Globo criou patrocínios para produtos usados dentro da casa. A que mais chama a atenção é a de escova de dente elétrica. Para ter seu produto dentário usado pelos confinados dentro do programa, uma marca precisará pagar R$ 9,7 milhões. O mesmo valor é aplicado para alguma empresa de desodorantes que possa se interessar (o que já ocorreu na edição passada).

Ao mercado, a Globo deu prioridade até o próximo dia 5 de outubro para empresas que anunciaram no BBB 23 manifestem interesse na renovação do contrato. Após isso, se algum espaço ficar vago, ele será negociado diretamente com algum novo interessado.

O BBB 24 vai começar em 8 de janeiro e terminará em 16 de abril de 2024, totalizando 100 episódios, como já acontece nos últimos anos. A direção de núcleo segue nas mãos de J.B de Oliveira, o Boninho, e o comando é do jornalista Tadeu Schmidt.

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