Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu jornalismo mídia

CNN Brasil pode trocar de sede e até de nome para economizar

Donos estariam tentando entender aceitação de outra marca para deixar de pagar royalties; OUTRO LADO: Canal nega planos de mudança

O jornalista Márcio Gomes posa para foto no estúdio da CNN em São Paulo; ele é um homem branco, usa óculos e veste um terno cinza e uma gravata cinza escura com detalhes em vermelho
Márcio Gomes é uma das principais estrelas da CNN Brasil: canal de notícias vive fase de indefinição - Kelly Queiroz
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Erramos: esse conteúdo foi alterado
Aracaju

Com três anos e meio no mercado brasileiro, a CNN Brasil vive um momento de indefinição sobre o seu futuro no médio e longo prazo. Uma mudança de endereço, atualmente com sede em São Paulo, e até mesmo de nome podem acontecer em breve.

As negociações com os donos da marca nos Estados Unidos para reduzir os valores pagos pelo seu uso estão em andamento, e não houve sucesso nas tentativas.

Atualmente, há um contrato em vigor de licenciamento da marca no Brasil, assinado em 2019. Ele é válido por 15 anos e está em nome da Novus Mídia, que é a razão social da empresa.

A cada três anos, precisam ser desembolsados US$ 12 milhões (R$ 59,5 milhões no câmbio atual) para a Warner Bros Discovery, dona da marca mundialmente. O comando da CNN deseja reduzir este valor para algo mais palpável para a realidade do mercado brasileiro.

Se não for possível, outras opções são estudadas. No mês passado, a agência de publicidade Quest, a pedido da holding Conedi Family Office, que pertence a Rubens Menin, dono da CNN Brasil, fez uma pesquisa com assinantes de televisão por assinatura para saber qual o nível de conhecimento da Itatiaia, outra empresa de mídia que pertence ao grupo.

O F5 teve acesso a imagens de perguntas que foram feitas pela Quest para entrevistados. Em uma delas, se pergunta se a Itatiaia é um veículo de credibilidade para estar na TV paga.

No escritório de Brasília (DF), curiosamente, CNN Brasil e Itatiaia já dividem o mesmo espaço de trabalho. Procurada pela reportagem, a CNN Brasil diz que não há planos para mudança de nome.

Na semana passada, após as demissões de Rafael Colombo, Janaína Paschoal, Marco Antônio Villa e Roberto Nonato, o executivo Virgílio Abranches, atual vice-presidente de Jornalismo e Operações da CNN Brasil, se reuniu com a equipe e afirmou que devem acontecer novos cortes nas próximas semanas para corte de gastos.

Existe a interpretação, nos bastidores, de que se gastou muito nos primeiros dois anos de CNN Brasil, e que o retorno comercial não esteve à altura do esperado. A sede atual, localizada na avenida Paulista, é considerada um exagero, em termos de investimento. Na mesma reunião, dias atrás, Abranches admitiu que existe a procura por uma nova sede mais espaçosa e que custe menos do que a atual.

ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

O estudo sobre a CNN Brasil foi feito pela agência de publicidade Quest, e não pelo instituto de pesquisa e consultoria Quaest. O texto foi corrigido.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem