Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu YouTube internet

Clássico da televisão, 'Xica da Silva' é excluída do YouTube por nudez e vira 'novela perdida'

Trama produzida pela Rede Manchete e estrelada por Taís Araujo é censurada no streaming

Taís Araújo caracterizada como Xica da Silva: novela da Manchete vira "produção perdida" após YouTube apagar íntegra - Alexandre Campbell/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Uma novela clássica da história da televisão brasileira e que fez Taís Araújo virar uma estrela da TV, "Xica da Silva" não está mais disponível para o público. O YouTube decidiu excluir o único canal que disponibilizava uma versão completa da trama de Walcyr Carrasco, produzida pela extinta Rede Manchete.

A novela era disponibilizada pelo cantor Tiago Leonardo, que mantinha a página Novela Xica da Silva HD e subira os 180 capítulos da versão internacional exibida pelo canal Pasiones, dos Estados Unidos. A justificativa da plataforma de vídeos do Google para a exclusão foram as diversas cenas de nudez e sexo da produção.

Em um blog onde fala sobre a trama, Leonardo lamentou a exclusão e afirmou que dará um jeito de manter a obra acessível ao público de alguma outra forma na internet. "O objetivo sempre foi compartilhar a novela para todos, sem fins lucrativos. Mas entendo que a censura do site inviabiliza esse compartilhamento", comentou.

A postagem no canal era a única que disponibilizava o folhetim de forma completa. Agora, apenas cenas avulsas estão no ar. Procurado pelo F5, o YouTube não comentou o assunto até a última atualização deste texto.

NOVELA PERDIDA

Por conta das complexidades de seus direitos autorais, é quase impossível que uma plataforma de streaming compre os direitos da trama para o Brasil. Existem os direitos do roteiro, que são de Carrasco, hoje autor do primeiro time da Globo.

Mas a obra em si é da empresa Bloch Som e Imagem, produtora criada em 1995 para impedir que a Manchete tivesse que pagar dívidas com faturamento da produção. Em 2005, a empresa vendeu a trama para o SBT, que a reprisou com sucesso no horário nobre. Desde então, ela não apareceu em outra emissora ou plataforma.

Com a saída do YouTube, "Xica" virou uma "novela perdida", assim como grande parte das produções originais da Manchete. No ar entre setembro de 1996 e agosto de 1997, a produção teve Taís Araújo como a primeira negra a protagonizar uma novela na TV brasileira. A trama tinha estética considerada inovadora para os anos 1990 e recebeu diversos prêmios e elogios.

A produtora Bloch Som e Imagem ainda têm sede no Rio de Janeiro. O F5 tentou contato por telefonemas com a produtora para esclarecer a situação de "Xica da Silva", mas eles não foram atendidos. No mercado americano, a distribuidora Vip2000 tem novelas antigas da Manchete no catálogo, como "Dona Beija" (que em 1986 era grafado com "i") e a própria "Xica".

No entanto, atores e atrizes que fizeram papéis em novelas dizem que não recebem nada pelas vendas internacionais dos folhetins. A Vip2000 afirma que adquiriu os direitos junto à própria Bloch Som e Imagem, e que ela seria a responsável por repassar o valor das vendas para quem tem direito.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem