Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Copa do Mundo feminina

Globo vai exibir somente a metade dos jogos da Copa do Mundo de 2026

Mesmo padrão será seguido na Copa do Mundo feminina, que se inicia neste mês

Os atacantes Vini Jr e Neymar choram após a seleção brasileira ser eliminada da Copa do Mundo do Qatar ao final da partida contra a Croácia no Education City Stadium.
Vini Jr e Neymar após a eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar - Gabriela Biló / Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Globo anunciou nesta terça-feira (11) que, na Copa do Mundo masculina de 2026, apenas metade das partidas serão mostradas em TV aberta, TV por assinatura e no streaming. Com isso, serão exibidos 52 jogos dos 104 que acontecerão no mundial do Canadá, Estados Unidos e México.

"A Copa feminina vai inaugurar esse novo modelo de contrato que temos com a Fifa, de mostrar metade dos jogos da Copa do Mundo", afirmou Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo. Para efeitos de comparação, a Copa do Mundo de 2022 teve 64 confrontos entre seleções, dos quais 56 foram transmitidos em TV aberta e outros oito em VT na madrugada —só não passaram ao vivo porque eram disputados ao mesmo tempo na última rodada da fase de grupos.

Em 2026, a quantidade de jogos disputados aumentará consideravelmente (de 64 para 104) porque o número de seleções também sobe, passando de 32 para 48 times. A Globo não terá exclusividade nas partidas. Outras emissoras ou plataformas de streaming podem negociar com a entidade máxima do futebol para comprar os direitos.

A mudança faz parte de uma quebra de paradigma em relação às últimas duas décadas. Desde 2002, a Globo tinha direitos para exibir todos os jogos de torneios da Fifa. "Nós teremos metade das partidas, mas asseguramos que os jogos do Brasil vão estar sempre conosco", afirmou Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo.

Disputada na Nova Zelândia e na Austrália, a Copa do Mundo feminina tem seu início no próximo dia 20 de julho e terá 64 jogos ao todo. A Globo vai transmitir 34 deles no SporTV e sete na TV aberta.

O jornalista viajou a convite da Globo

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem