Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Globo demite repórter Lívia Torres por apresentar evento da CBF sem aviso

OUTRO LADO: jornalista e emissora preferiram não se pronunciar sobre o afastamento

Lívia Torres sorri
Lívia Torres em evento da CBF: jornalista é demitida da Globo após apresentar sorteio - Divulgação/CBF
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju


A repórter Lívia Torres foi demitida da Globo na noite desta segunda (17) após apresentar o evento que escolheu os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Conhecida por fazer diversas reportagens sobre o Rio de Janeiro, a jornalista não avisou que trabalharia no evento.

A informação foi publicada pelo jornalista Lucas Pasin, do UOL, e confirmada pelo F5. Procuradas, Lívia Torres e a Globo disseram que não iriam se pronunciar sobre o assunto. A reportagem apurou que Lívia tinha algumas pautas para realizar nos próximos dias para o Fantástico, e elas foram remanejadas para outros profissionais.

No momento de sua demissão, chefes da Globo argumentaram que, na transmissão, a repórter aparecia na tela tendo ao fundo marcas que patrocinam a Copa do Brasil. Lívia teria argumentado que as empresas patrocinavam também o futebol na Globo e que a competição é um evento da empresa. Além disso, em 2022, Bárbara Coelho e Carol Barcellos, apresentadoras esportivas da emissora, fizeram o mesmo evento.

A justificativa não foi aceita pela Globo. O que mais incomodou a emissora foi a quebra de um princípio editorial do Jornalismo, que tem regras rígidas para publicidade com seus profissionais. Lívia não teria avisado que estaria trabalhando no evento.

No caso de Bárbara e Carol, elas teriam sido autorizadas pela área esportiva a fazer eventos e publicidade por serem apresentadoras e não lidarem diretamente com informação. Repórteres e profissionais do jornalismo, como Lívia, não têm permissão para fazer o mesmo. Chamou atenção, no entanto, a rigidez com que a emissora agiu em relação à profissional: em casos semelhantes, a Globo apenas deu uma advertência (ou suspensão) aos seus funcionários.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem