Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Fenômeno nos anos 2000, 'Rebelde' vira fracasso histórico e faz SBT picotar reprise

Novela que originou a banda pop RBD tem sofrido com ibope ruim em todo o Brasil

A banda mexicana RBD
A banda RBD, da esq. para a dir.: Christopher von Uckermann, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez e Dulce Maria - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

O SBT decidiu começar a cortar pesadamente a reprise da novela "Rebelde" (2004-2006), no ar desde o início de junho. Na última semana, três capítulos passaram a ser editados em um só. A previsão interna é que isso seja aumentado nos próximos dias devido aos índices baixos alcançados principalmente em outras capitais fora de São Paulo.

A avaliação é que a reprise tem prejudicado o Fofocalizando, programa vespertino da emissora. Segundo levantamento obtido pelo F5, nas últimas quarta (26) e quinta (27), o SBT chegou a cortar 27 minutos de cada um dos capítulos que condensou para a exibição. Além disso, cenas consideradas mais densas e politicamente incorretas para os tempos atuais estão sendo atenuadas para não chamar a atenção da classificação indicativa.

Porém, a explicação dos cortes está mesmo na audiência. Desde a estreia, "Rebelde" tem mantido média de 3,0 pontos na Grande São Paulo, principal referência para investimentos do mercado publicitário. Cada ponto representa 206.674 indivíduos. Não é um índice tão ruim para a atual fase do SBT, mas o problema é que "Rebelde" tem recebido com 4 pontos da reprise de "Chiquititas" (2013-2015) e entregado com 2 para o Fofocalizando, que vem a seguir.

A situação é ainda pior em outras capitais do Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, a reprise alcança apenas 1,9 ponto de média até o momento. No Recife, a situação é ainda mais calamitosa, com a novela chegando a marcar traço de audiência, algo raríssimo para uma rede do porte do SBT. Em Porto Alegre, "Rebelde" também chega ficar com menos de um ponto por diversos minutos.

A situação tem desagradado afiliadas, que adiantaram sua programação local para exibir a novela a pedido da rede. Os canais locais costumava ter seu maior ibope na faixa das 14h, com a exibição de atrações próprias.

Para exibir "Rebelde", o SBT pagou um valor por fora do que já desembolsa em relação ao contrato que tem com a Televisa, produtora da trama mexicana. A ideia era tentar aproveitar a expectativa que se tem para os shows do RBD no Brasil, que vão acontecer no mês de novembro.

Além do folhetim jovem, o SBT escalou a novela "Meu Pecado" (2009), protagonizada por Maite Perroni, uma das participantes do grupo. O folhetim começa a ser reprisado no fim de tarde a partir desta segunda (31).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem