Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

'Travessia' termina sem grandes surpresas no último capítulo

Autora Gloria Perez não surpreendeu com os desfechos dos personagens

Lucy Alves e Romulo Estrela como Brisa e Oto em 'Travessia'
Brisa (Lucy Alves) e Romulo Estrela (Oto) terminam juntos em 'Travessia' - João Miguel Júnior/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Com 179 capítulos, "Travessia" chegou ao fim nesta sexta-feira (5) e Gloria Perez não tem muitos motivos para festejar. Acostumada a ser bem avaliada pela crítica e abraçada pelo público, a autora, desta vez, não agradou tanto como nas obras anteriores. Com a dura missão de substituir o sucesso do remake "Pantanal", a trama da mocinha Brisa, interpretada por Lucy Alves, não conseguiu emplacar desde o início da novela.

Gloria, acusada pelos internautas de apostar em um enredo confuso, também não reservou nenhuma grande surpresa no último capítulo, como por exemplo, uma possível reconciliação entre Chiara (Jade Picon) e Ari (Chay Suede). Aliás, os desfechos de todos os personagens já eram esperados.

A autora, que desde a estreia em outubro, rebatia todas as criticas publicamente, não se eximiu dos erros em entrevista ao F5 há duas semanas. "Por estarmos ainda naquele período de Covid atuante, não pude fazer a pesquisa da maneira que sempre faço. Também não consegui estar envolvida com os atores e a produção da maneira de sempre", lamentou.

A autora preferiu ressaltar os temas debatidos em "Travessia" e disse que acreditava ter "jogado na mesa a maneira como a internet pode afetar a vida cotidiana das pessoas".Os assuntos abordados foram o impacto das fake news na vida de uma pessoa, assexualidade (a falta de atração sexual), inteligência artificial e dependência digital. Gloria também falou de pedofilia, estupro virtual, quimerismo (condição genética muito rara, onde o indivíduo possui dois ou mais conjuntos de células geneticamente distintas) e relações tóxicas

Interpretados por Lucy Alves e Romulo Estrela, os protagonistas Brisa e Oto terminaram felizes e casados. Com um romance cheio de idas e vindas desde o início da trama, eles chegaram ao final da novela juntos e se tornaram pais de uma menina. O desfecho da casal aconteceu com as tradicionais cenas de um casamento com a participação, claro, de boa parte do elenco.

Preso no último capítulo Ari (Chay Suede) deixou a cadeia e foi atrás de Chiara para devolver os papéis assinados por Guerra (Humberto Martins) que ele havia roubado. O arquiteto rasgou todas as folhas e conheceu o filho. Mas, o rapaz não aprende ua lição. Ele se envolveu com a filha do patrão de um novo emprego.

Depois de ter o bebê, Chiara (Jade Picon) descobriu quem era a sua mãe biológica, graças a Cidália (Cássia Kis). A executiva a levou para uma experiência de realidade virtual e lá, a jovem 'encontrou' com Débora (Grazi Massafera). Após entender o motivo pelo qual Guerra escondeu o seu passado, ela decidiu perdoar o pai. Juntos, os dois ficaram com a criança, que ganhou o nome de Jorginho em homenagem ao avô (Jorge Luiz Guerra).

Moretti (Rodrigo Lombardi) terminou na prisão e recebeu pela última vez a visita da ex-mulher Guida (Alessandra Negrini), que tinha levado um docinho do seu casamento como o rival do empresário, preso justamente por arquitetar um atentado contra o Guerra.

Depois de prender o pedófilo (Claudio Tovar), que chantageou Karina (Danielle Olímpia), com direito a um tiroteio em pleno shopping, Helô terminou com Stênio (Alexandre Nero) Os dois se casaram em mais uma cerimônia intimista na casa da delegada, a terceira. O casal já tinha se unido outras duas vezes - ambas em Salve Jorge (2012).

Theo (Ricardo Silva) se livrou do vício da internet e para alegria dos pais Monteiro (Aílton Graça) e Laís (Indira Nascimento) virou um atacante goleador em um time de futebol.

Depois de ser acolhida por Brisa após ser despejada da mansão, Núbia (Drica Moraes) voltour a morar em Mandacaru, Maranhão, e se conformou em ter que deixar o neto com a ex-nora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem