Televisão

'Da Cor do Pecado': Veja como estão atores da novela 18 anos após estreia

Trama de João Emanuel Carneiro está disponível agora no Globoplay

Raí (Sergio Malheiros) Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A história de um amor que quebra preconceitos e muitas dificuldades é o tema central da novela "Da Cor do Pecado" (2004), a primeira assinada por João Emanuel Carneiro como autor titular —anos mais tarde, ele seria o responsável pelos sucessos "A Favorita" (2008) e "Avenida Brasil" (2012).

Foi a primeira trama protagonizada por uma mulher negra na Globo: Tais Araújo no papel de Preta. E também a primeira novela a ter um casal interracial como assunto central: o romance entre Preta e Paco (Reynaldo Gianecchini).

Com uma vilã carismática e do tipo que o público ama odiar —Bárbara vivida por Giovanna Antonelli— e um núcleo cômico encabeçado por Mamuska Sardinha (Rosi Campos) e seus cinco filhos lutadores de artes marciais, "Da Cor do Pecado" foi um grande sucesso, batendo recordes de audiência na faixa das sete da Globo.

A trama já foi reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo (em 2007 e em 2012), e uma vez no canal Viva, no ano passado. Também acaba de ficar disponível no catálogo do Globoplay, em sua versão original. Veja a seguir como estão os atores da trama, 18 anos após a estreia.

1-) PRETA - TAIS ARAÚJO

A mocinha do folhetim foi a primeira protagonista de Tais Araújo em uma novela na Globo —ela já tinha estrelado "Xica da Silva" em 1996, na Manchete. A atriz se destacou no papel da jovem de origem simples, bem-humorada e romântica que se apaixona pelo galã rico Paco, interpretado por Reynaldo Gianecchini. O casal enfrenta inúmeras dificuldades para viver esse amor.

Após "Da Cor do Pecado", Tais viveu outras protagonistas da Globo como a primeira Helena negra de uma trama de Manoel Carlos em "Viver a Vida" (2009), e Maria da Penha em "Cheias de Charme" (2012).

Nome consolidado na teledramaturgia no Brasil, ela é uma das juradas da segunda temporada do reality The Masked Singer Brasil (Globo), que estreia no próximo dia 23, e estará na próxima novela das sete, "Cara e Coragem", programada para maio na Globo.

2-) PACO E APOLO - REYNALDO GIANECCHINI

Dezessete anos antes de Renato e Christian de "Um Lugar ao Sol", Reynaldo Gianecchini deu vida aos gêmeos Paco e Apolo, que cresceram separados em "Da Cor do Pecado". Assim como na atual novela das nove, um toma o lugar do outro ao longo da história.

Gianecchini, que começou na carreira artística como modelo, tinha feito a sua estreia na TV quatro anos antes, já como o protagonista de "Laços de Família", em que foi muito criticado por sua atuação como Edu, o jovem médico disputado por mãe e filha: Camila e Helena, interpretadas por Carolina Dieckmann e Vera Fischer.

Em 2005, um ano depois de "Da Cor do Pecado", ele se destacou como o atrapalhado mecânico Paschoal, de "Belíssima". Fez diversos outros trabalhos na Globo como o vilão Anthony, de "Verdades Secretas" (2015), e o playboy Régis, de "A Dona do Pedaço" (2019).

Em 2021, o ator deixou de fazer parte do elenco fixo da Globo após mais de 20 anos. Em 2022, ele estará na segunda temporada da série "Bom Dia, Verônica", da Netflix. Pode ser visto também no filme "Fédro", no Star+.

3-) BÁRBARA - GIOVANNA ANTONELLI

Depois de fazer grande sucesso como as mocinhas Capitu ("Laços de Família" - 2000), Jade ("O Clone", 2001-2002) e Anita Garibaldi ("A Casa das Sete Mulheres" - 2003), Giovanna Antonelli interpretou a sua primeira vilã na Globo em "Da Cor do Pecado".

A sua atuação como Bárbara, uma mulher sexy, ardilosa e dissimulada que faz tudo para conseguir a fortuna de Paco, foi um dos destaques da trama. O visual da atriz com cabelos curtos e loiros também fez muito sucesso na época.

Giovanna Antonelli se tornou um dos principais nomes da teledramaturgia do país. Atualmente, ela é uma das protagonistas de "Quanto Mais Vida, Melhor!" como a extravagante Paula.

4-) RAÍ - SÉRGIO MALHEIROS

"Da Cor do Pecado" foi a estreia de Sérgio Malheiros em novelas. Aos 10 anos, o ator se sobressaiu como Raí, filho de Preta e Paco, e ganhou vários prêmios como revelação. Desde então, ele não parou mais e fez diversas produções na Record e na Globo.

Entre os muitos papéis que ele interpretou ao longo dos anos, destaque para o vilão Jacaré de "Totalmente Demais" (2015-2016). Atualmente, Malheiros pode ser visto no filme "Lulli", protagonizado por Larissa Manoela, na Netflix.

O ator também tem um canal no YouTube, o Malheiros TV, em que fala sobre temas diversos como a origem do Carnaval e assuntos políticos do Brasil e do mundo.

5-) OTÁVIO - FELIPE LATGÉ

Outra criança que fez sucesso em "Da Cor do Pecado" foi Otávio, filho que Bárbara dizia ser de Paco, mas na verdade era do amante dela, Kaíke (Tuca Andrada). O menino foi interpretado pelo ator mirim Felipe Latgé.

Após a novela, ele fez dois trabalhos no cinema, mas depois deixou de ser ator. Fez faculdade de publicidade e propaganda e trabalha na área. Em seu perfil no Twitter, deixou um tuíte fixado em que comenta com bom humor o trabalho na novela: "Diz que gostava de mim em 'Da Cor do Pecado', mas nunca vi fazer um depósito na minha conta."

6-) AFONSO - LIMA DUARTE

Nome mais forte do elenco, Lima Duarte interpreta o milionário Afonso, pai de Paco, com quem tem uma série de desavenças. O ator é conhecido por trabalhos de grande sucesso como Zeca Diabo, de "O Bem-Amado" (1973), Sinhozinho Malta, de "Roque Santeiro" (1985), Murilo Pontes, de "A Indomada" (1997) e outros.

Aos 91 anos, Lima Duarte se mantém atuante e estará em "Além da Ilusão", próxima novela das seis da Globo, que estreia em fevereiro. Na trama assinada por Alessandra Poggi, ele vai atuar pela primeira vez com a neta Paloma Duarte e a bisneta Clara Duarte, filha da atriz.

7-) MAMUSKA SARDINHA - ROSI CAMPOS

Versão feminina do Popeye, Edilásia, a Mamãe Sardinha, é um dos trabalhos mais lembrados pelo público na extensa carreira de Rosi Campos na TV —impossível esquecer também da bruxa Morgana interpretada por ela em Castelo Rá-Tim-Bum, na TV Cultura, entre 1994-1997.

Mãe de cinco lutadores e chamada de mamuska pelos filhos, ela é responsável por uma sopa mágica que dá superpoderes a quem a ingere. O último trabalho de Rosi Campos na Globo foi na novela "A Dona do Pedaço" (2019). A atriz pode ser vista atualmente no filme "Amigas de Sorte", no Globoplay.

8-) THOR SARDINHA - CAUÃ REYMOND

Hoje considerado um dos principais nomes da Globo e protagonista da novela das nove "Um Lugar ao Sol", Cauã Reymond estreou na TV como o Maumau de "Malhação", em 2002. Dois anos depois, ele se destacou como Thor Sadinha, o mais forte entre os cinco filhos de Edilásia em "Da Cor do Pecado".

O ator fez muitos outros trabalhos de sucesso como Jesuíno em "Cordel Encantado" (2011), Jorginho em "Avenida Brasil" (2012) e os gêmeos Omar e Yaqub da minissérie "Dois Irmãos" (2017).

9-) ABELARDO SARDINHA - CAIO BLAT

Caçula entre os irmãos Sardinha, é o único que não gosta de lutar —deseja ser maquiador. Quando fez "Da Cor do Pecado", Caio Blat já era conhecido do público especialmente como o protagonista de "Um Anjo Caiu do Céu" (2001), em que fez o anjo Rafael.

Estreou em novelas no SBT, em um dos remakes de "Éramos Seis" (1994), como a versão jovem de Carlos. O seu último trabalho na Globo foi na série "Amor e Sorte", de 2020, gravada durante a pandemia ao lado da mulher, a atriz Luisa Arraes.

O ator estará nos cinemas neste ano como Riobaldo em versão para o clássico "Grande Sertão: Veredas".

10-) ULISSES SARDINHA - LEONARDO BRICIO

Leonardo Bricio já tinha feito trabalhos de sucesso na Globo como as novelas "Anjo Mau" (1997) e a minissérie "A Muralha" (2000) antes de interpretar Ulisses Sardinha, segundo filho de Edilásia em "Da Cor do Pecado".

Dois anos depois da trama, em 2006, ele foi para a Record, emissora onde fez "Cidadão Brasileiro" (2006), "Chamas da Vida" (2012), entre outras. O ator poderá ser visto em 2022 na segunda temporada da série "Arcanjo Renegado", do Globoplay.

11-) DIONÍSIO SARDINHA - PEDRO NESCHLING

Filho da atriz Lucélia Santos e do maestro John Neschling, Pedro Neschling fez a sua estreia em novelas como o quarto filho da família Sardinha, e dupla inseparável de Thor. Na trama, o personagem é apaixonado por Tina (Karina Bacchi), namorada do irmão interpretado por Cauã Reymond.

Depois de "A Cor do Pecado", o ator fez outras novelas na Globo. A última delas foi "Joia Rara", de 2013. Nos últimos anos, ele tem se dedicado ao trabalho como escritor de livros e roteirista. Em 2020 participou de "Salve-se Quem Puder", da Globo, mas não como ator, e sim como colaborador do autor Daniel Ortiz.

12-) TINA - KARINA BACCHI

Karina Bacchi começou a carreira como modelo e depois se tornou atriz. Musa dos lutadores e disputada pelos irmãos da família Sardinha, Tina é um dos destaques da sua carreira como atriz. Ela também fez novela na Record, além de ter participado e sido a vencedora da segunda temporada do reality A Fazenda, na emissora.

Nos últimos anos, Karina tem se dedicado ao trabalho como apresentadora. Recentemente, ela afirmou que deixou de ser atriz por considerar determinadas cenas como adultério. Segundo sua interpretação da Bíblia, seria conflitante uma mulher casada interpretar cenas de intimidade com outro homem.

13-) HELINHO - MATHEUS NACHTERGAELE

Depois de fazer sucesso em minisséries da Globo como "Hilda Furacão" (1998) e "O Auto da Compadecida" (1999), Matheus Nachtergaele estreou em novelas como Helinho, de "Da Cor do Pecado". Na história, ele é um divertido falso vidente que vive enrolando seus clientes.

Na Globo, o ator participou de diversas outras produções. Também é conhecido do público pelos seus papéis em filmes como "Cidade de Deus" (2002) e "Cabras da Peste" —este último lançado em 2021. Em 2022, Nachtergaele estará na terceira temporada da série cômica "Cine Holliúdy", da Globo.

14-) MOA - ALINNE MORAES

No ar como a problemática e mimada Bárbara de "Um Lugar ao Sol", Alinne Moraes interpretou a surfista Moa em "Da Cor do Pecado". Um ano antes, a atriz tinha chamado a atenção do público como a estudante Clara, de "Mulheres Apaixonadas", que vive um romance com a amiga Rafaela (Paula Picarelli).

Alinne se tornou um dos principais nomes da Globo. Dentre os trabalhos realizados pela atriz, destaque para a vilã Maria Silvia de "Duas Caras" (2007), a modelo Luciana de "Viver a Vida" (2009) e Lívia em "Além do Tempo" (2015).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem