Televisão
Descrição de chapéu BBC News Brasil

Emmy 2020: os ganhadores e mais 6 curiosidades sobre a cerimônia incomum deste ano

Confira os melhores momentos da premiação que acontece neste domingo (20)

Jennifer Aniston apaga fogo no palco do Emmy Awards
Jennifer Aniston apaga fogo no palco do Emmy Awards - EPA/Reprodução/BBC NEWS
Steven McIntosh

Se tem uma palavra que faz quase todo mundo revirar os olhos nesses dias, ela é "virtual". Em geral, ela tem aparecido junto a atividades que costumavam ser divertidas antes da pandemia da Covid-19. Festival de filmes virtual, festa virtual, show virtual, e por aí vai.

No domingo (20) foi a vez da cerimônia virtual do prêmio Emmy, uma espécie de Oscar da televisão, na qual "Watchmen" (11), "Schitt's Creek" (9), "Succession" (7) e "The Mandalorian" (7) acabaram como os principais vencedores.

A HBO foi a principal vencedora, com 30 troféus ao todo, seguida da Netflix, com 21.

O evento, porém, foi bem além do que muitos esperavam, sem aquele ar de videoconferência. "A cerimônia do Emmy em si não pode concorrer a um Emmy, mas o desafio hercúleo de realizar algo assim faz com que ela mereça um prêmio", afirmou Pete Hammond, do site Deadline.

Veja abaixo seis curiosidades do prêmio e a lista dos principais ganhadores:

REENCONTRO DE 'FRIENDS'

Para a atriz Jennifer Aniston, indicada por seu papel na série "The Morning Show", a cerimônia do Emmy era a oportunidade perfeita para convidar uns amigos para curtir.

Enquanto Aniston conversava com o apresentador do evento, Jimmy Kimmel, uma figura familiar surgiu na tela. "É a Courtney ali?", perguntou Kimmel ao avistar Courtney Cox. Ela e Aniston interpretaram duas amigas, Monica e Rachel, que moravam juntas na série Friends.

"É claro que sou eu, a gente mora juntas desde 1994", respondeu Cox, em referência ao ano de estreia do seriado. Como se não bastasse, a atriz que interpretou Phoebe na série, Lisa Kudrow, também deu as caras.

A parte masculina do elenco de "Friends" não apareceu, mas a reunião foi o aperitivo do que os fãs aguardam há anos e pode acontecer em breve.

APRESENTAÇÃO DE JIMMY KIMMEL

De modo geral, Kimmel fez um ótimo trabalho em manter todos entretidos enquanto confessava a natureza bizarra da cerimônia deste ano.

As cadeiras vazias no assustadoramente silencioso Staples Center em Los Angeles estavam cheias de recortes de papelão de celebridades para compensar a falta de público.

Imagens de públicos anteriores do Emmy rindo e aplaudindo foram inseridas entre as piadas de Kimmel em uma tentativa de dar ao show algum ar menos estranho, e essa estratégia funcionou surpreendentemente bem.

Aqui estão algumas das melhores falas do apresentador em seu monólogo de abertura da cerimônia:

- "A grande questão que eu acho que devemos responder é por que você faria uma premiação no meio de uma pandemia? 'Por que' é uma pergunta que me fizeram muito nesta semana. Mas você sabe o que mais parece leviano e desnecessário? Fazer isso a cada dois anos."

- "Watchmen é uma série de super-heróis, mas também é bastante realista. Exceto nas partes onde todo mundo em Oklahoma está usando máscara."

- "Nós conseguimos links ao vivo de mais de 100 localidades ao redor do mundo para esse evento. Você sabe a dificuldade de conseguir colocar seus pais numa videochamada? Multiplique isso por mil."

ZENDAYA EUFÓRICA COM A VITÓRIA

Zendaya, 24, fez história com sua vitória inesperada na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática, se tornando a profissional mais jovem a vencer esse prêmio. A ex-estrela do Disney Channel, triunfou com seu retrato de uma jovem viciada em drogas na série "Euphoria", da HBO.

A eufórica reação de Zendaya e de seus familiares ao saber do prêmio rendeu memes e gifs instantaneamente nas redes sociais.

Muito popular entre o público jovem, Euphoria trata de assuntos complexos, como identidade, trauma, sexo, drogas. "Eu sei que parece uma hora estranha para celebrar, mas eu gostaria de dizer que há esperança para os jovens por aí", afirmou Zendaya.

Zendaya comemora com a estatueta de Melhor Atriz de Drama
Zendaya comemora com a estatueta de Melhor Atriz de Drama - AFP

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ PERDE O EMMY

O protagonista da série "Ramy" perdeu para Eugene Levy, de "Schitt's Creek", na categoria de Melhor Ator de Comédia. Mas neste ano, quando você perde em sua categoria, fica ainda mais estranho do que o normal.

Membros da produção da cerimônia foram enviados para as casas dos principais indicados ao prêmio deste ano, com uma mistura de traje de proteção e terno contra a Covid-19.

Uma vez que o vencedor era anunciado, ele recebia uma visita em sua porta e o troféu do Emmy lhe era entregue pessoalmente.

Por outro lado, isso significa que todos os principais indicados que não venceram tiveram que ver o Emmy indo embora, literalmente. Ramy conseguiu flagrar o momento em vídeo, enquanto se despedia de sua estatueta. Tão perto, tão longe.

APRESENTADORES CONVIDADOS MANTIVERAM O CLIMA LEVE

O ator Randall Park, de "Fresh Off the Boat", subiu ao palco para apresentar um prêmio ao lado de outro apresentador, uma alpaca com gravata borboleta.

"Quando você lê o e-mail rápido demais, a frase 'Você vai apresentar com uma alpaca' parece muito com 'Você vai apresentar com Al Pacino'", brincou.

Jason Sudeikis, da série "Ted Lasso", apresentou o prêmio de melhor série de comédia enquanto era submetido a um teste de Covid-19 ao vivo.

Sudeikis tentou manter o foco enquanto a profissional de saúde com máscaras, luvas e óculos de proteção inseria um cotonete em seu nariz. "Não se preocupem, vocês não vão nem notar que ela está aqui."

Após ser interrompido por ela, que perguntou sua data de nascimento, ele disse: "Eu não sei mais, acho que você atingiu meu cérebro".

JENNIFER ANISTON APAGANDO O FOGO

Aniston foi uma das poucas estrelas a aparecerem pessoalmente na premiação do Emmy, para auxiliar Kimmel no início do evento. (Isso foi antes de ela aparecer em casa com suas amigas de "Friends", mais perto do fim da cerimônia.

Kimmel explicou que o Emmy tinha que seguir medidas rígidas de segurança, entupindo um dos envelopes de antibactericida para enfatizar sua fala.

Depois ele jogou o envelope numa lixeira e tocou fogo, em um esforço para "queimar todos os germes" presentes ali. Tudo fazia parte de uma cena ensaiada, mas a substância se mostrou mais inflamável do que os produtores do Emmy previram.

Depois que Kimmel lidou com o fogo com um pegador de metal, as chamas recomeçaram e deu para ouvir um produtor falando: "acabem com isso".

Por sorte, Aniston parecia mais apta a lidar com lixeiras em chamas, e usou o extintor de incêndio diversas vezes para acabar com as chamas persistentes. Aparentemente Rachel aprendeu alguma coisa ao tocar fogo no apartamento de Phoebe.

BBC News Brasil
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem