Televisão

De Antônio Fagundes a Marquezine: veja quem deixou a Globo nos últimos meses

Atores não renovaram contrato com emissora, mas podem atuar em projetos pontuais

Miguel Falabella, Bruno Gagliasso e Bruna Marquezine
Miguel Falabella, Bruno Gagliasso e Bruna Marquezine - Folhapress/Divulgação/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Grupo Globo tem um novo modelo de gestão de negócios, o que inclui a reformulação e o enxugamento de seus quadros de profissionais. Em setembro de 2018, a companhia anunciou o projeto "Uma Só Globo" e contratou a consultoria Accenture para auxiliar no processo de unificação de todas as suas empresas: TV Globo, Globosat, Globo.com, DGCorp e Som Livre em um prazo de três anos.

Mais recentemente, a reformulação começou a afetar o casting de artistas da Globo. No final de junho, o humorista Renato Aragão, 85, anunciou não ter mais contrato fixo com a emissora após 44 anos de parceria. Ele, no entanto, não descartou trabalhos pontuais e afirmou já ter novas oportunidades de trabalho em vista, sem confirmar quais seriam elas.

Além de Renato Aragão, José Loreto, 36, e sua ex-mulher, Débora Nascimento, 35, também não tiveram os seus contratos renovados. A emissora afirmou que ambos podem voltar a trabalhar em novelas e séries com contrato por obra certa.

A Globo também encerrará seu contrato com a atriz Malu Galli, 48, após o fim da novela “Amor de Mãe”, exibida na faixa das 21h, mas atualmente interrompida por causa da pandemia do novo coronavírus.

Nomes de alto escalão como o casal de atores Glória Menezes, 85 e Tarcísio Meira, 84, também não foram renovados. O mais recente a ser divulgado foi o do ator Antônio Fagundes, 71, que assim como os demais, irá assinar por obra. Ele deve estar presente no remake da novela "Pantana", segundo a Globo.

Na primeira semana de junho, a emissora dispensou a atriz Vera Fischer, o ator e roteirista Miguel Falabella e o ator José de Abreu. Além desses, outros atores do primeiro escalão deixaram de ter contrato fixo com a emissora, como Malu Mader, Carolina Ferraz, Malvino Salvador, Bianca Bin e Bruno Gagliasso –este último, que optou por não renovar seu contrato na emissora e assinou com a Netflix no fim do ano passado, mas continua disponível na Globoplay.

No fim de março, o ator Stenio Garcia também afirmou que não integra mais o casting de atores da Globo, e que foi pego de surpresa com a demissão. O impasse do ator com a Globo já transcorria há alguns meses. Recentemente, a emissora teria dado um ultimato para que Garcia fosse escalado para alguma produção da casa até o final do mês de março.

Quem também deixou de vez a emissora foi Bruna Marquezine, que vinha cumprindo uma espécie de quarentena, e agora está em condições de aceitar propostas de outros canais e plataformas.

Conforme os acordos vão vencendo, as renegociações ou não vão aumentando a fila de atores sem compromisso exclusivo com a emissora. Entre os autores, além de Aguinaldo Silva, que deixa a emissora, há o caso de Benedito Ruy Barbosa, cujo contrato já venceu, mas que ainda pode ser alvo de um novo acordo.
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem