Televisão

'Vale Tudo' termina com audiência em alta e último capítulo já pode ser visto na internet

Assassino de Odete Roitman é revelado no Viva neste sábado

Beatriz Segall como a vilã Odete Roitman, da novela 'Vale tudo'
Beatriz Segall como a vilã Odete Roitman, da novela 'Vale tudo' - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem matou Odete Roitman? A pergunta que mobilizou o país no início de 1989 volta a ser respondida neste sábado (9), quando o canal Viva exibe o último capítulo da novela "Vale Tudo". O episódio vai ao ar às 15h30 e é reprisado à meia-noite, já de domingo (10).

O capítulo histórico, que desvenda o assassinato de uma das vilãs mais famosas da TV brasileira - papel que marcou a carreira da atriz Beatriz Segall (1926-2018) -, também já pode ser visto na internet, na plataforma GloboSat Play. O Viva liberou nesta sexta (9) a exibição do episódio para não assinantes do canal. O vídeo fica disponível até a próxima quinta-feira (14). 

Para o Viva, a reexibição de "Vale Tudo" (a novela já tinha sido reprisada pelo canal em 2010) é considerada novamente um sucesso. Segundo a emissora, a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères é líder de audiência no ranking da TV paga nos dois horários de exibição: às 15h30 e à 0h.

Ainda de acordo com o canal, com base em dados do Ibope,  "mais de 12,5 milhões de pessoas já foram impactadas pela exibição dos capítulos de Vale Tudo." A emissora, no entanto, não informa os números médios de audiência do programa.

Para o crítico de TV Mauricio Stycer, "Vale Tudo" é lembrada até hoje como uma das melhores novelas já feitas porque, entre outros motivos, conseguiu capturar o espírito do seu tempo. 

No fim dos anos 1980, o Brasil vivia um momento de crise econômica e desesperança. E a trama conseguiu levar esse sentimento para a TV ao propor essa discussão e falar sobre falta de ética, corrupção e o famoso 'jeitinho brasileiro'. O grande tema de 'Vale Tudo', segundo o próprio autor Gilberto Braga, era:  'Vale a pena ser honesto num país onde todo mundo é desonesto?'

No final, apesar da morte de Odete Roitman, os outros vilões não são punidos. O corrupto Marco Aurélio (Reginaldo Faria) foge em um avião particular e dá uma banana para o país, em cena clássica da teledramaturgia do país. E Maria de Fátima (Gloria Pires) dá um novo golpe e consegue se casar com um príncipe. 

Mas os bonzinhos também se dão bem. Apesar de Ivan (Antonio Fagundes) ser preso, ele cumpre sua pena e consegue viver feliz ao lado de Raquel (Regina Duarte).  

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem