Queda do traficante Pablo Escobar é contada em programa especial
Atração do canal History mostra como o criminoso foi capturado
Dezessete meses de investigações e 1.500 soldados envolvidos em uma megaoperação com um único objetivo: capturar Pablo Escobar (1949-1993), colombiano famoso no mundo todo por industrializar o narcotráfico.
Apesar da ação ter dado certo, o criminoso ainda conseguiu escapar da prisão e foi morto, em perseguição policial, meses depois, em um bairro da classe média de Medellín, na Colômbia.
Os bastidores de toda essa operação são mostrados no especial “A Trajetória de Pablo Escobar”, que o canal History exibe neste sábado , às 19h55.
Em formato de documentário, o programa tem duração de duas horas e conta com depoimentos dos agentes do DEA (órgão americano de repressão às drogas) e dos jornalistas que registraram as investigações e a captura do narcotraficante.
O especial apresenta diversos vídeos, fotografias e outros materiais inéditos do momento da ação policial.
Embora destaque a operação que culminou na prisão de Escobar, a atração também reconta a trajetória de vida do traficante, mostrando como ele se tornou um dos homens mais ricos e temidos do mundo.
O criminoso foi o responsável pela criação do Cartel de Medellín, organização que industrializou o narcotráfico e inundou os EUA de cocaína. Por isso, o colombiano chegou a ser um dos homens mais procurados pela Justiça americana.
O seu nome também sempre esteve ligado ao medo, por suas táticas de repressão famosas, que envolviam sequestros e uso de violência.
NARCOTRAFICANTE INSPIRA FILMES
A vida cheia de aventuras, dramas e mistérios de Pablo Escobar é um prato cheio para a dramaturgia. O mais recente é o longa “Escobar: A Traição”, lançado em agosto, e que traz Javier Bardem no papel do colombiano. A trama é baseada no livro “Amando a Pablo, Odiando a Escobar”, da jornalista Virginia Vallejo, que teve um romance com ele.
Em 2014, o ator Benicio Del Toro protagonizou o longa “Escobar: Paraíso perdido”. Já o brasileiro Wagner Moura deu vida ao criminoso em “Narcos”, série da Netflix de 2015.
Comentários
Ver todos os comentários