Inspirada no clássico 'Pollyanna', SBT estreia novela que deve durar dois anos
Novela vai falar de menina que vê tudo pelo lado bom
A novela infantojuvenil "As Aventuras de Poliana" estreia nesta quarta-feira (16), às 21h, no SBT. A atriz Sophia Valverde, 12, que já esteve na novela "Chiquititas" (2013-2015) e no filme "Como Nossos Pais" (2017), viverá a sua primeira protagonista.
A história é inspirada no livro "Pollyanna" (1913), clássico da americana Eleanor H. Porter (1868-1920), já em domínio público (sem direitos autorais). "Li o livro aos 12 anos, e a filosofia dele ficou enraizada em mim. Sempre tive vontade de passar para as pessoas essa teoria do jogo do contente, que, na verdade, não é ser feliz a qualquer custo, como muitos pensam. É mais profundo do que isso", afirma Íris Abravanel, autora da novela.
Na obra clássica, Pollyanna é uma menina que sempre olha o lado bom das coisas. "A ideia é mostrar que nós podemos mudar a nossa maneira de pensar e aprender lições a partir das coisas ruins que acontecem conosco", diz Abravanel.
Na trama, a protagonista Poliana é filha de dois atores, Alice (Kiara Sasso) e Lorenzo (Lázaro Mendes), que criam uma trupe de teatro itinerante. Eles rodam o Brasil levando arte e, mesmo passando por problemas financeiros, ensinam à filha que é sempre possível ver o lado bom das coisas.
A novela terá muitas músicas e videoclipes. Os atores Lázaro e Kiara, que são casados na vida real, são músicos e atores de teatro musical. O folhetim ainda resgata a história do século passado para o presente e a atualiza.
Há personagens youtubers e uma empresa fictícia que investe em jogos e tecnologia. "Contei com a minha equipe jovem para ter ideias de como envolver a tecnologia e a robótica na história", diz Íris.
A atriz Sophia Valverde conta que sempre quis ser protagonista. "Sinto que estou realizando um sonho. Há muito mais cenas que nas outras novelas que fiz, como 'Chiquititas' e 'Cúmplices de um Resgate', mas eu já sabia que seria assim. Tenho muita facilidade em decorar os textos, então, para mim está tranquilo."
Sophia conta que também adora a internet e que mantém um canal no YouTube, chamado O Mundo da Sophia Valverde. Ela diz, ainda, que já está adotando a filosofia de sua personagem na vida. "Às vezes, quando estou no trânsito, em vez de ficar brava, aproveito para conversar mais com a minha mãe ou para ler um livro. Todo o elenco e a produção já aprenderam e estão praticando."
Com grande elenco de crianças e adolescentes, como a atriz Larissa Manoela, Kauan Siqueira e Bia Lanutti, a novela deve manter o elenco ao longo os primeiros 200 capítulos já encomendados pela emissora.
A programação é que a trama fique por, pelo menos, dois anos no ar. "Sabemos que, aos poucos, vão pedindo mais capítulos, e temos que entregar. Mas como no livro 'Pollyanna Moça', podemos dar continuidade à história e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças", diz a autora Íris Abravanel, referindo-se à continuação da obra que inspirou a novela, lançado em 1915.
Na Escola Ruth Goulart, alunos maus representarão o bullying e outras questões atuais da infância. O ator Lawrran Couto será o galã da turma. "Ainda não sei se ele fará maldades. Mas ele terá contato com a Poliana, que vai interagir com todos os núcleos. A gente já aprendeu muito lendo o livro."
Comentários
Ver todos os comentários