Televisão

'Existe um rastro de humanidade muito profundo ali', diz Mayana Neiva, que vive prostituta em novela

Leandra (Mayana Neiva) em cena de 'O Outro Lado do Paraíso'
Leandra (Mayana Neiva) em cena de 'O Outro Lado do Paraíso' - Raquel Cunha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cris Veronez
Rio de Janeiro

Os olhos de Mayana Neiva lacrimejaram quando ela falou sobre o processo de criação da prostituta Leandra, sua personagem em “O Outro Lado do Paraíso”, novela das 21h da Globo.

Esse foi o primeiro trabalho de Perez desde "De Corpo e Alma", há três anos, quando sua filha, a atriz Daniela Perez, foi assassinada

“É um universo muito diferente. Nunca tinha feito uma prostituta e pesquisei bastante. Fui atrás de referências em filmes, documentários, livros. Depois fui para a vida falar com as pessoas, conhecer, e aí é que é a coisa toma uma outra dimensão. Também peguei um pouco no aspecto político e moral do tema. Existe um rastro de humanidade muito profundo ali. Me arrepio só de falar.”

A atriz de 34 anos diz que sua personagem é “uma prostituta do Brasil profundo”, e por isso buscou entender os bastidores da profissão desglamourizada.

“A Leandra não como Bruna Surfistinha, por exemplo. Nossas histórias se passam no Tocantins. Não era uma Avenida Atlântica [em Copacabana, zona sul do Rio]. Conversei com uma mulher que cobrava de 30 a 40 reais por um programa. Era uma vida sofrida”, relata.

Tristezas e aflições, no entanto, segundo Neiva, fazem parte de um universo que também consegue abarcar o amor, o prazer e outras delícias da vida - um paradoxo que a atriz precisou entender para dar vida a Leandra.

“Aprendi a não julgar ninguém. Aprendi também que existe alegria, potência e amor na vida dessas mulheres. Eu quis trabalhar os opostos. Já estava dito no texto que eu seria uma prostituta. Então eu tinha que trazer qual era o sonho dessa mulher, o que ela tem de bonito. Existe uma descoberta humana”, afirma a atriz.

Neiva diz que na segunda fase da novela, que se passa num recorte de tempo dez anos à frente da primeira, busca dar um toque maior de leveza e alegria a sua personagem.

“No começo, eu trouxe um pouco mais de dor para ela, para não glamourizar a profissão. Agora estou descobrindo as dores e as delícias se ser a Leandra [...] Dentro desse lugar talvez estranho ao nosso olhar, existe amor, diversão. A quantidade de realidades existentes é muito louca. É quase indecifrável.”

HIATO NA CARREIRA

Mayana Neiva estava há quatro anos e meio fora do Brasil e voltou especialmente para integrar o elenco de “O Outro Lado do Paraíso”. Aos 16, ela se formou em teatro na Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Desta vez, resolveu ir para Nova York com o objetivo principal de se dedicar a pesquisas na área de atuação em cinema e vídeo.

Durante o tempo em que esteve fora, fez peças de teatro, filmes e séries em outros países também. A Argentina foi um deles. Ela também chegou a morar no Uruguai.

“Acho que eu trouxe uma bagagem, de alguma maneira. Uma interlocução com o mundo. Volto nesse momento para esta novela com muito amor pelo meu país, com muito desejo de voltar ao Brasil. Existe uma coisa muito boa que só a novela traz, que é uma comunicação direta com o povo. Isso é uma coisa mágica.”

A atriz aproveitou para elogiar a equipe da trama, especialmente o autor Walcyr Carrasco e o diretor artístico, Mauro Mendonça Filho. “Estou muito feliz. Essa novela é muito cuidada. Fazemos ela como se fosse cinema. Os diretores cuidam de cada plano, de cada detalhe”, disse.

E acrescentou: “O bom de fazer uma obra em aberto é que você como ator fica em um trabalho constante de abertura de outras direções possíveis. O Walcyr, nesse sentido, sempre vai encaixando, nivelando uma história embaixo da outra, e você como ator deve estar lá batendo essa bola, pronto para se posicionar. Isso deixa a gente muito vivo. É muito estimulante viver um personagem que aparentemente é uma coisa, depois é outra. Essa trama guarda muitos mistérios”.

Nos últimos capítulos da novela, o público conheceu uma nova faceta de Leandra: a prostituta é dona de uma fazenda de soja e tem um noivo. A personagem também mostrará que possui várias outras conexões fora de seu núcleo original.

“Eu sei quem é o sócio misterioso do bordel. Vai ser um choque na cara da sociedade [risos]. Acho que com a chegada da Clara [Bianca Bin] na segunda fase da trama várias coisas vão ser descobertas.”

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias