Música

Joelma diz estar mais conectada aos fãs e ansiosa para lançar DVD de 25 anos de carreira

Cantora prepara segunda live para próxima quarta (27), às 20h

A cantora paraense Joelma - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para celebrar os 25 anos de carreira, Joelma, 45, gravou DVD especial no final de 2019, em Goiânia, com a expectativa de divulgá-lo em abril deste ano. Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, porém, a cantora paraense teve que adiar o lançamento do projeto, que conta com a participação de Xand Avião, Lauana Prado e Ludmila Ferber.

"Conversamos e ela disse que se inspirou muito na minha carreira, que era minha fã, e ficou emocionada. Lauana Prado é uma cantora com muito talento", afirma Joelma, ao recordar o início da conversa das duas para parceria no novo DVD. A cantora também comentou sobre as outras duas participações. "Ludmila faz parte da minha vida há muitos anos, temos uma amizade muito grande e cumplicidade. Já Xand Avião faz parte da minha carreira desde o início."

Enquanto não lança seu DVD, a cantora se prepara para sua segunda live: "Joelma em Família", cujo objetivo é arrecadar doações para instituições e áreas necessitadas. O show será na próxima quarta (27), às 20h, em seu canal no YouTube.

"Fiquei tão feliz com o resultado da primeira live que já estou super ansiosa para fazer a segunda. Estou sentindo muita falta dos palcos, do carinho do público e de cantar para vocês. E, além disso, temos a maior motivação de todas: ajudar o próximo", diz a cantora, que promete surpresas para o público, além de troca de figurino, interação com os fãs, dança e hits que fazem parte de sua história.

Os 25 anos de carreira trouxeram muita maturidade para Joelma. E ela mesmo diz que não acreditava que atingiria essa marca. "Pensei que eu não chegaria tão longe, mas graças a Deus não parei e estou mais forte do que nunca. De todo esse tempo tiro um aprendizado muito grande e que posso todas as coisas, menos desistir. Eu sonhava quando comecei minha carreira em vender 10 mil cópias de CD e cheguei a 20 milhões de cópias de CD/DVD."

Feliz da vida, a cantora lançou recentemente nas plataformas digitais a música "Bota pra Chorar", cuja letra aborda uma paixão que acabou, mas que a outra parte ainda pede para voltar. A canção ganhou um clipe gravado em meio à quarentena que conta com a presença de fãs da artista.

"Com a Joelma lá de trás, aprendi muito, mas prefiro a Joelma de hoje. Eu consigo administrar melhor meu tempo. Faço meus projetos e meus trabalhos com mais calma, tranquilidade e sem pressa. Já corri tanto, cheguei a perder minha saúde e aprendi muito com isso", avalia Joelma ao pontuar que se sente muito melhor em carreira solo do que com a antiga banda, a Calypso, com a qual fez muito sucesso. Ela ficou no grupo de 1999 a 2015.

Foi pouco antes de iniciar a banda Calypso que ela conheceu o guitarrista e ex-marido Ximbinha, 46 –os dois anunciaram a separação em agosto de 2016. Foram mais de 15 anos juntos, e o término ocorreu depois de relatos de uma relação muito abusiva, envolvendo agressões, traições e abusos psicológicos.

Apesar de não gostar de falar sobre o ex-marido, o passado é levado com carinho pela cantora. Mas ela reconhece que era puxado. Para ela, a rotina era tão desgastante que a saúde ficava comprometida. "Quando estivemos no auge [com Calypso] vieram muitos trabalhos e cheguei a fazer 11 shows por semana. Através da dificuldade eu sempre aprendi muito. Levo uma frase comigo: 'Em todo momento difícil você sempre pode aprender algo bom'."

QUARENTENA

Assim como todos os artistas, Joelma não tem feito apresentações presenciais, apenas por meio de lives nas redes sociais. E o momento conturbado pelo qual o mundo passa tem servido para fazê-la aprender um jeito novo de se comunicar com os fãs.

"Nesta quarentena eu me propus a trabalhar também para aumentar a minha fé, estou em contato com o criador e isso me traz paz, tranquilidade. Mas estou aprendendo muita coisa na internet. Eu não era tão ativa e agora estou mais (risos). Fazendo vídeos, coreografias, receitas e usando essa ferramenta para ficar mais pertinho dos meus seguidores."

"Penso no futuro, em fazer coisas novas, criar figurinos, coreografias e músicas para já voltar a trabalhar", diz Joelma, ao acrescentar que também tem aproveitado o momento para criar conteúdos.

O maior plano da paraense é lançar o show especial do DVD de 25 anos e sair em turnê por todo o Brasil com ele. "Além disso, já estou atrás de músicas novas e em contato com compositores para assim que acabar a quarentena eu já entrar em estúdio."

Por mais que já tenha 25 anos de estrada, engana-se quem pensa que Joelma está cansada e acomodada. "Meu maior sonho é ter saúde para continuar trabalhando, fazendo o que amo e levar minha música de forma positiva para as pessoas. Considero meus fãs o maior troféu que já ganhei na vida", diz a cantora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem