Música

Projeto Amigos será uma das atrações principais da Festa do Peão de Barretos

Grupo se apresentou na festa pela última vez em 1998

Chitãozinho, Xororó, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano posam para divulgação da turnê Amigos
Chitãozinho, Xororó, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano posam para divulgação da turnê Amigos - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Projeto Amigos será uma das atrações da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que será realizada de 15 a 25 de agosto. Formado por Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo, o grupo se apresentará no dia 23. A última apresentação do projeto foi em 1998.

"Estamos realizando um sonho que não é só nosso como evento, mas de todos os fãs que torceram por anos pelo retorno do 'Amigos'. Tivemos a honra de receber este projeto maravilhoso em 1996 e 1998 com lotação máxima na arena. A volta destes artistas juntos, que são os maiores da música sertaneja do país, está mexendo com o coração do público que é fiel às suas raízes", afirmou Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes, associação que organiza o evento.

Entre os clássicos previstos no repertório estão "Evidências", "É o Amor", "Sinônimo" e "Pense em Mim". Essa não será a primeira vez que o Amigos se apresenta no festival. Eles se apresentaram em duas ocasiões no festival: a primeira, em 1996 e, depois, em 1998 –essa última considerada um dos shows mais históricos da festa. 

Na ocasião, o grupo fechou o final de semana da 43ª Festa do Peão de Barretos e destinou a renda acumulada às obras do Hospital do Câncer de Barretos. A apresentação também serviu como uma homenagem ao cantor sertanejo Leandro, que morreu de câncer dois meses antes da reunião do grupo em Barretos. "Fazer o 'Amigos' sem ele é muito difícil", disse Leonardo, que era par de Leandro, na época.

A 64ª Festa do Peão de Barreto deve ter, no total, cerca de cem atrações musicais espalhadas em quatro palcos. A divulgação da programação deverá acontecer a partir deste mês. Pela primeira vez, a festa terá mulheres como embaixadoras. 

Em abril, a dupla Simone & Simaria foi anunciada como embaixadora da festa. É a primeira vez que o título, instituído em 2010, será ocupado por mulheres. Elas se apresentarão no dia 17 de agosto no estádio de rodeios do Parque do Peão de Barretos, recinto projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012).

O título de embaixador da Festa do Peão foi instituído por Os Independentes, associação que organiza o evento, em 2010, e, desde então, apenas homens o ostentaram —todos sertanejos. O primeiro foi Luan Santana, mas depois o posto foi ocupado por Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Cristiano Araújo, Henrique & Juliano, Zezé di Camargo e Luciano e Gusttavo Lima —este, nos dois últimos anos.

Homenageadas neste ano, as irmãs, que iniciaram a carreira em 2012, já se apresentaram em Barretos nos três últimos anos. A escolha da dupla também é emblemática numa associação que, desde o surgimento, na década de 50, não aceita mulheres.

A área, de 2 milhões de metros quadrados, se divide entre o sertanejo universitário da feira comercial, a música raiz (tocada sem instrumentos eletrônicos) numa área de mata, e o sertanejo-chiclete no camping —que chega a abrigar 15 mil pessoas. Mas há espaço para outros ritmos em festas privadas na região dos ranchos (eventos particulares).

Nos últimos anos, Barretos reuniu entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano. Realizada desde 1956, a festa movimenta a economia num raio de 150 quilômetros de Barretos, o que inclui cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem