Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Estilo

Cropped tira guarda-roupas masculino da mesmice e conquista adeptos entre os famosos

Tendência que deixa a barriga à mostra ganha adesão de homens e dilui padrões de gênero

Rodrigo Faro, Gabriel Santana e Ícaro Silva são alguns dos adeptos do cropped
Rodrigo Faro, Gabriel Santana e Ícaro Silva são alguns dos adeptos do cropped - Montagem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na semana passada, Rodrigo Faro, 49, publicou uma foto que dividiu opiniões em suas redes sociais. Na imagem, ele aparece de calça preta e camiseta com estampa da Gucci, óculos escuros e poucos acessórios mais. Apenas um detalhe destoava de qualquer outra foto exibindo o look do dia que já tivesse postado antes: a barriga de fora.

O apresentador da Record é mais um dos famosos que aderiram à tendência do cropped masculino, a peça de comprimento mais curto e que deixa parte do abdômen à mostra. Alguns seguidores acharam que o modelo caiu bem nele, mas outros questionaram se o visual era uma brincadeira. "Aposto que é zoação", cravou a internauta Jana Pacheco.

Teve até quem o lembrasse que ele é "pai de família" (Rodrigo tem três filhas com Vera Viel, com quem é casado desde 2003), dando a entender que aquele não seria uma combinação adequada para um homem com sua orientação sexual e com sua idade. Mas o fato é que a cropped tem ganhado cada vez mais adeptos entre os homens.

No BBB 23 (Globo), o ator Gabriel Santana, 23, usou tanto esse modelo que acabou virando piada após sua eliminação. No quadro Big Terapia, o humorista Paulo Vieira disse que a produção mandar tantas peças naquele estilo para o participante era uma dica externa, referindo-se ao meme "reage, mulher, bota um cropped", que se espalhou no ano passado quando uma internauta relatou que sua irmã tentou animá-la com essa frase após uma desilusão amorosa.

É fato que o cropped (que em inglês significa, literalmente, "cortado") chegou bem antes aos guarda-roupas femininos. Desde 2015, a tendência já vinha se alastrando entre elas quando alguns homens resolveram entrar na brincadeira, ajudados por uma moda que vem desafiando cada vez mais os padrões de gênero e os tabus com a nudez, o que tem propiciado corpos cada vez mais descobertos.

Mas se engana quem pensa que o cropped masculino é algo novo. Assim como a calça de cintura baixa, a peça passa por uma redescoberta, patrocinada por ícones de estilo das gerações mais novas, como o ator e cantor João Guilherme, 21, e o rapper americano Jaden Smith, 24.

Este último é filho de Will Smith, 54, que já podia ser visto com a barriga de fora em "Um Maluco no Pedaço" (1990-1996). Provavelmente o astro de Hollywood não fique pensando em como a moda é cíclica, mas talvez abra um sorriso de canto de boca quando o rebento disser que se trata de um visual "moderno".

É que, nas décadas de 1980 e 1990, essa moda já havia feito sucesso. Otávio Lima, professor do curso de design de moda da Universidade Belas Artes, explica que, nesse período, o cropped era usado para deixar o corpo em evidência e aparentar saúde. A peça era relacionada às práticas esportivas e à liberdade de movimentação, especialmente após a Olimpíada de Moscou (1980).

"Na década de 1980, a valorização do corpo definido e sarado era um sinalizador de qualidade de vida e saúde, o que foi fortemente explorado pela indústria cinematográfica", conta ele. Para comprovar, basta rever alguns filmes da época (que tal "A Hora do Pesadelo", de 1984, com um Johnny Depp em sua estreia no cinema como um estudante atlético e cuja barriga sequinha fez muita gente suspirar na época?).

A comunidade gay também aderiu com força à tendência, mas o movimento foi perdendo tração na segunda metade dos anos 1990. Com o passar dos anos, o cropped caiu em desuso e acabou passando alguns anos no ostracismo —até a atual onda tomar corpo, em meio a um debate maior a respeito de temas como moda agênero e não-binarismo.

Segundo o professor, o retorno do cropped se dá agora muito menos atrelado à ideia de vigor físico do passado, o que seria consequência de uma revisão de conceitos da sociedade. "Estamos em uma época muito interessante, que visa à inclusão e o entendimento de identidade de cada um, bem como seus valores e interesses", afirma.

Para ele, o fato de pessoas públicas estarem abraçando a vestimenta é um passo importante para sua disseminação entre outras parcelas do público. Ou seja, é provável que o cropped se espalhe ainda mais por aí. E você, usaria?

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem