Diversão

Mostra em SP exibe 23 filmes do americano Spike Lee no CCBB

Retrospectiva traz videoclipe feito pelo diretor para Michael Jackson

De óculos e boné, diretor americano Spike Lee posa para câmera em frente à muro do Hotel Fasano
Diretor americano Spike Lee ganha mostra com 23 de seus filmes no CCBB-SP - Zô Guimarães - 26-11-2013/Folhapress

Descrição de chapéu Agora
Fernando Silva
São Paulo

Foi em uma aula de geografia, nos anos 1990, que o diretor Jaiê Saavedra, 38, teve o primeiro contato com a obra do americano Spike Lee, 61. Naquela ocasião, viu o filme “Faça a Coisa Certa”, de 1989, e virou fã.

Saavedra agora é o curador da mostra “Acorde! O Cinema de Spike Lee”, que começa nesta quarta (7) e se estende até o dia 3 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil, região central de São Paulo.

Entre documentários e longas-metragens de ficção, foram reunidos 23 filmes do cineasta. Há desde uma produção sobre o jogador de basquete Kobe Bryant ("Kobe Doin' Work", de 2009), passando por "O Plano Perfeito", de 2006, com Denzel Washington, até "Ela Quer Tudo", de 1986, primeiro sucesso de Lee e que virou série da Netflix dirigida por ele mesmo. 

Saavedra destaca dois da coleção exibida no CCBB-SP. “‘Malcolm X’ [1992] tem três horas e meia e é um estudo cuidadoso da trajetória deste líder religioso, um pequeno épico de Spike Lee. Já ‘A Última Noite’ [2002] capta um momento preciso da história americana, ali pouco após o 11 de Setembro.”

Farão parte das sessões também quatro videoclipes, de artistas como Public Enemy e Michael Jackson (1958-2009), dirigidos pelo artista sempre preocupado com a representação do negro no cinema.

Para o curador da mostra, Lee manteve algo raro na trajetória de diretores bem-sucedidos. “Ele tem uma estética única, bem crua. É um olhar das ruas, que não se perdeu.”

A maratona de filmes tem ainda debate (no dia 22/11) e curso (24) sobre a obra do diretor.

Acorde! O Cinema de Spike Lee

  • Quando De quarta a segunda, com sessões em horários diversos (veja em: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/acorde-o-cinema-de-spike-lee/)
  • Onde Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, centro)
  • Preço R$ 10 (há sessões gratuitas também)
  • Capacidade da sala 70 lugares
  • Tel. (11) 3113-3651
Agora
Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem