Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Diversão
Descrição de chapéu Agora

Mostra em SP exibe 23 filmes do americano Spike Lee no CCBB

Retrospectiva traz videoclipe feito pelo diretor para Michael Jackson

De óculos e boné, diretor americano Spike Lee posa para câmera em frente à muro do Hotel Fasano
Diretor americano Spike Lee ganha mostra com 23 de seus filmes no CCBB-SP - Zô Guimarães - 26-11-2013/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Silva
São Paulo
Agora

Foi em uma aula de geografia, nos anos 1990, que o diretor Jaiê Saavedra, 38, teve o primeiro contato com a obra do americano Spike Lee, 61. Naquela ocasião, viu o filme “Faça a Coisa Certa”, de 1989, e virou fã.

Saavedra agora é o curador da mostra “Acorde! O Cinema de Spike Lee”, que começa nesta quarta (7) e se estende até o dia 3 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil, região central de São Paulo.

Entre documentários e longas-metragens de ficção, foram reunidos 23 filmes do cineasta. Há desde uma produção sobre o jogador de basquete Kobe Bryant ("Kobe Doin' Work", de 2009), passando por "O Plano Perfeito", de 2006, com Denzel Washington, até "Ela Quer Tudo", de 1986, primeiro sucesso de Lee e que virou série da Netflix dirigida por ele mesmo. 

Saavedra destaca dois da coleção exibida no CCBB-SP. “‘Malcolm X’ [1992] tem três horas e meia e é um estudo cuidadoso da trajetória deste líder religioso, um pequeno épico de Spike Lee. Já ‘A Última Noite’ [2002] capta um momento preciso da história americana, ali pouco após o 11 de Setembro.”

Farão parte das sessões também quatro videoclipes, de artistas como Public Enemy e Michael Jackson (1958-2009), dirigidos pelo artista sempre preocupado com a representação do negro no cinema.

Para o curador da mostra, Lee manteve algo raro na trajetória de diretores bem-sucedidos. “Ele tem uma estética única, bem crua. É um olhar das ruas, que não se perdeu.”

A maratona de filmes tem ainda debate (no dia 22/11) e curso (24) sobre a obra do diretor.

Acorde! O Cinema de Spike Lee

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem