Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Tem muita gente saindo do armário e muita gente saindo do esgoto, diz Nanda Costa

Atriz fala de seu novo filme, 'Derrapada', e dos ataques que recebe de haters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nanda Costa vai ganhar um neto. "É um caminho sem volta", ri a atriz. "Agora estou eternizada como avó".

Não é na vida real, claro. Nanda será avó no filme "Derrapada", que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta (22). Dirigida por Pedro Amorim, ela faz Melina, a mãe de Samuca, um adolescente vivido por Matheus Costa. Melina foi mãe muito jovem e o filho repete sua sina: ele engravidou a namorada, papel de Heslaine Vieira.


"Minha mãe teve filho com a mesma idade que a Melina", conta Nanda, em entrevista por videoconferência. "Minha avó também teve o primeiro neto antes de fazer 40 anos. A maternidade precoce é uma coisa que acontece muito no nosso país. E não dá para romantizar, mesmo quando você quer muito ter aquele bebê. O filme trata desse tabu com leveza, mas sem perder a seriedade."

Nanda se desmancha em elogios a Matheus Costa, a quem conheceu ainda criança, nas gravações de "Cobras e Lagartos", sua primeira novela na Globo, em 2006. "Foi engraçado reencontrá-lo com barba. Ele é um ator excelente, talentoso, comprometido, profundo, tem muita maturidade cênica."

No momento, Nanda grava a segunda temporada de "Justiça", escrita por Manuela Dias, que deve estrear em outubro no Globoplay. Ela interpreta uma ladra de cofres que vai presa por um assassinato que não cometeu.


Também acaba de participar do reality musical The Masked Singer, onde se apresentou fantasiada de Vovó Tartaruga. "Perdi a vergonha de cantar em público!", celebra.

A atriz também pode ser vista no Globoplay na minissérie documental "De Amor e de Luta", já exibida pelo GNT, em que ela e sua mulher, a percussionista Lan Lahn, falam de suas próprias vidas e visitam outros casais não heteronormativos.

A atriz Nanda Costa
Nanda Costa em cena de 'Derrapada' - Helena Barreto/Divulgação


Juntas há nove anos, as duas são mães das gêmeas Kim e Tiê, gestadas por Nanda a partir de uma fertilização in vitro e nascidas em outubro de 2021. A família tem seu cotidiano registrado no Instagram, nos perfis e Nanda e Lan Lahn. A imensa maioria dos comentários é positiva, mas volta e meia surge alguém dizendo que elas não deveriam fazer isso, para "não influenciar" ninguém. Nanda ri: "Eu passei a vida inteira vendo casal hétero se beijando e isso não me influenciou".

Nanda Costa com as filhas Kim e Tiê, que teve com a sua mulher, Lan Lan - @nandacosta no Instagram


Nascida há 37 anos em Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Nanda Costa conta que demorou muito tempo para revelar ao público sua homossexualidade, por medo de prejudicar sua carreira. Mas admite que desde que saiu do armário, em 2018, os convites para trabalhar só aumentaram. Mesmo assim, volta e meia ela tem que lidar com haters na internet.

"Lan Lanh e eu saímos na capa da revista Marie Claire, demos entrevista ao Bial e muita gente veio nos agradecer. Jovens, pais e até avós, que diziam coisas como ‘a minha neta também é, e só depois que eu vi vocês é que eu comecei a entender’. A gente vai naturalizando".

"Mas aí o governo mudou e eu pensei em não me expor tanto, também por causa das meninas. E me pediram: 'Você não pode fazer isso’. Respondi que eu estava sendo ameaçada –não ameaças de morte, mas eu recebia mensagens diretas muito agressivas. Então me falaram, ‘se você está sendo ameaçada, imagina nós, que estamos na rua’. Foi por isso que eu continuei [a postar fotos de sua intimidade nas redes sociais]".

"Ao mesmo tempo em que tem muita gente saindo do armário, também tem gente saindo do esgoto", conclui ela, que, mesmo assim, não se deixa abalar. "Eu luto por um por um mundo melhor. Se eu não acreditasse nisso eu nem teria filhos, entende? Eu tenho muita fé e realmente acredito na mudança".

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem