Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Ministério da Saúde rebate críticas de Jojo Todynho ao SUS: 'Que mico foi esse?'

Cantora foi alvo de resposta bem-humorada do órgão, que respondeu acusações de hipocrisia

Uma mulher com cabelo raspado está em uma academia, usando um macacão rosa e fones de ouvido. Ela está fazendo um gesto de força com o braço, enquanto segura um copo laranja na outra mão. Ao fundo, há várias pessoas e equipamentos de musculação.
Jojo Todynho se envolveu em uma polêmica ao criticar quem defende o Sistema Único de Saúde - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde resolveu entrar na polêmica envolvendo Jojo Todynho e Cariúcha nos último dias nas redes sociais. O episódio começou com as críticas da campeã de A Fazenda 12 às pessoas que defendem o Sistema Único de Saúde durante entrevista a um podcast.

Não demorou muito para que a apresentadora do Fofocalizando, do SBT, rebatesse os comentários sem citar diretamente a cantora: "A cirurgia do estômago não diminuiu só o tamanho da pessoa. Diminuiu também o cérebro". Em agosto de 2023, Jojo Todynho fez uma cirurgia bariátrica e perdeu mais de 80 kg.

Já nesta sexta-feira (11), o Ministério da Saúde decidiu se posicionar de forma inusitada: publicou uma cartilha nas redes sociais rebatendo as declarações de Jojo e reforçando a importância do SUS para a saúde da população brasileira.

O órgão usou o famoso bordão da cantora — "Que tiro foi esse?" — para ironizá-la e ainda fez um trocadilho com seu nome: "Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS." De quebra, o post ainda elogiou a atitude de Cariúcha, usando o slogan da apresentadora: "Sou toda natural, bonita pra caramba."

"Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta: toda natural, bonita pra caramba e corretíssima", escreveu o perfil oficial. "'Só fala bem do SUS quem não usa'. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS", completou.

Na cartilha, além de enumerar as atribuições do SUS, o Ministério destacou que o sistema é referência no Brasil e inspiração para o mundo, citando iniciativas como a Estratégia de Saúde da Família, o combate ao HIV/Aids e o programa de controle do tabagismo.

"O SUS também tem inspirado outros países, como o Reino Unido, que avalia implantar uma estratégia relacionada à Saúde da Família, com atuação de agentes nas comunidades. O SUS é para todos nós! Mesmo quando você não percebe, o SUS está lá — gratuito, universal e essencial", concluiu a publicação.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem