Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes
Descrição de chapéu grammy

Anitta é a favorita para o Grammy de Revelação do Ano, e eu posso provar

Site especializado em premiações aponta a brasileira como vencedora da categoria

A cantora Anitta - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em novembro do ano passado, quando saíram as indicações para o próximo Grammy, Anitta se surpreendeu quando viu seu nome entre os 10 finalistas da categoria Best New Artist, ou Revelação do Ano.

"Nunca na vida eu imaginaria esse momento chegando. Eu sou do Brasil, galera... Quer dizer... uau", escreveu a cantora em seu perfil no Instagram. "Obrigada, obrigada, obrigada... Serei grata para sempre. Ganhando ou perdendo, isso é a maior conquista que eu poderia imaginar. Muito amor por todos os outros indicados fazendo história".

Na época, publiquei uma coluna aqui no F5 dizendo que ela até poderia vencer o prêmio, mas suas chances seriam pequenas. A favorita, segundo o site Gold Derby, especializado em previsões para as premiações do showbiz, seria a rapper Latto, que teve com "Big Energy" um dos maiores sucessos do ano nas paradas dos Estados Unidos.

Nada como um dia depois do outro. Agora o mesmo site aponta que Anitta é a favorita para levar o troféu da categoria. A razão é simples: entre todos os indicados, nossa conterrânea é a que mais despontou na mídia americana desde que saíram as indicações (ou "elevou seu perfil", como dizem por lá).

Àquela altura, Anitta já havia ganho o VMA de melhor clipe latino com "Envolver". Alguns dias depois do anúncio dos Grammys, ela conquistou mais um troféu de peso: o de melhor artista latina no American Music Awards, a segunda premiação mais importante da indústria fonográfica, atrás apenas dos Grammys. Uma façanha e tanto: entre as derrotadas estão nomes mais consolidados no mercado dos EUA, como Rosalía e Karol G.

Mas o próprio Gold Derby ressalta que Anitta não é uma barbada. Este ano a categoria de Revelação do Ano não tem um candidato arrasa-quarteirão, como foram Billie Eilish em 2020 ou Olivia Rodrigo em 2022.

Além de Latto, Anitta também enfrenta a concorrência da banda italiana Måneskin, que emplacou um hit global com "Beggin". Também é possível que a Academia de Artes e Ciências de Gravação surpreenda escolhendo alguém do jazz. Como fez em 2011, quando premiou Esperanza Spalding em detrimento de Justin Bieber.

Mas Anitta tem muito a seu favor. Para começar, é uma cantora latina. Até hoje, apenas três latinos levaram o Grammy de Revelação do Ano: Christina Aguilera, em 2000, José Feliciano, em 1969, e Tom Jobim, em 1965. Mas todos tinham hits em inglês. Anitta seria a primeira latina a vencer na categoria com um repertório majoritariamente em espanhol e português.

Outro fator importante para uma possível vitória da nossa conterrânea é sua disposição para o trabalho. Anitta não para: está sempre gravando uma nova faixa, participando de algum programa, aprendendo alguma nova língua (já a viram falando francês? Uma fofa).

Esse entusiasmo contagia a indústria, que anda farta de divas inacessíveis que tratam mal a imprensa e se recusam a promover seus próprios trabalhos.

Além do mais, existe a vontade de fazer história. Anitta seria a primeira brasileira a vencer como Revelação do Ano em quase 60 anos. E há um surto de boa vontade em relação ao Brasil no exterior neste momento, desde que nos livramos de um governo protofascista.

A entrega do Grammy acontece no dia 5 de fevereiro, na Crypto.com Arena, em Los Angeles. Ainda não foi divulgado quais shows acontecerão durante a cerimônia, mas pode ter certeza: se Anitta estiver entre os artistas que se apresentarão, é um forte sinal de que seu favoritismo é para valer.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem