Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

BBB 22: Homens do Camarote mandam no jogo, e as mulheres não sabem o que fazer

Provável vitória masculina reverte tendência dos últimos anos

Homens remanescentes do Camarote: Paulo André, Arthur Aguiar, Pedro Scooby e Douglas Silva
Homens remanescentes do Camarote: Paulo André, Arthur Aguiar, Pedro Scooby e Douglas Silva - Globo/Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O último homem a vencer uma edição do Big Brother Brasil foi Cézar Lima, em 2016. De lá para cá, as mulheres vêm dominando a competição, chegando a ocupar todos os lugares do pódio –como aconteceu na histórica temporada de 2020, com Thelma de Assis em primeiro, Rafa Kalimann em segundo e Manu Gavassi em terceiro.

Esta fase parece chegar ao fim. O ritmo do BBB 22 está sendo ditado pelos quatro homens remanescentes do grupo VIP ou Camarote –Arthur Aguiar, Douglas Silva, Paulo André e Pedro Scooby. O quarteto se protege entre si, vota de forma uniforme e ainda leva vantagem nas provas que exigem força física (afinal, dois de seus membros são atletas profissionais).

Enquanto isso, as mulheres estão atordoadas. Quase todas as integrantes do quarto Lollipop já foram eliminadas pelo público. A médica Laís saiu no Paredão desta terça (22), com assombrosos 91,25% dos votos. Um placar digno de uma vilã, o que ela definitivamente não era.

O que foi que aconteceu? Por que a sororidade que emergiu entre as sisters nos últimos dois anos não se repetiu desta vez? Uma explicação talvez seja o comportamento dos rapazes, que está mais palatável. Nenhum deles falou em seduzir alguma das moças, só para comprometer a reputação dela e fazê-la cair em desgraça com o espectador. Essa estratégia equivocada saiu pela culatra nos anos anteriores, fazendo com que as últimas temporadas do reality se transformassem em matriarcados.

Mas o machismo ainda se manifesta no BBB 22, ainda que de maneira mais sutil. Ele está presente nas falas de Arthur, que vestiu o figurino de vítima e se posiciona como um eterno perseguido. O ator raramente levanta a voz, mas é firme o suficiente em suas colocações para deixar abalados seus interlocutores. Que, geralmente, são mulheres: conscientemente ou não, o ex-"Malhação" evita se indispor com os outros brothers.

Arthur é o atual favorito para o prêmio final, mas sua sorte ainda pode virar. A empáfia do ator vem ficando mais clara a cada dia que passa. Não custa lembrar que Jade Picon, antes cotadíssima para a vitória, viu suas chances evaporarem depois que passou a ser percebida como arrogante.

Mas o marido de Maíra Cardi ainda tem muitas cartas na manga. A começar pela própria esposa, que agita as redes sociais com declarações ousadas e provocações às demais torcidas. O fato de ela ter perdoado Arthur pelos adultérios em série também pesa a favor dele. Uma narrativa de redenção que, aparentemente, está convencendo muita gente.

Na madrugada desta quarta (23), Arthur confessou que seu próximo alvo será Linn da Quebrada. Pode ser um grande erro. Ele não sabe que a cantora e atriz conta com muita simpatia aqui fora, e que teve uma votação irrisória na única vez em que foi emparedada.

Os colunistas de TV se acostumaram a ver no Big Brother um reflexo do momento cultural que o Brasil atravessa. O BBB 20 teve o machismo como tema central. O BBB 21 tratou de racismo e cancelamento. Até agora, está difícil identificar o leitmotiv do BBB 22. Será a vingança dos homens, depois de tantas derrotas sucessivas? Tomara que não.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem