Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

A Globo errou ao não renovar contrato com Fausto Silva?

Em vez de se aposentar, apresentador preferiu assinar com a Band

Fausto Silva, apresentador
Fausto Silva, no Domingão - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira medida de impacto tomada pela nova diretoria da Globo talvez seja um tiro que saiu pela culatra. Anunciados em janeiro, o fim do Domingão do Faustão e o desligamento de Fausto Silva no final de 2020 podem acabar custando caro à emissora.

A própria Globo não queria fazer este anúncio tão cedo, mas a notícia vazou –provavelmente, pela própria equipe de Faustão. Logo surgiram detalhes, como o fato de o apresentador ter recusado um novo horário para seu programa, nas noites de quinta-feira, e preferido não renovar seu contrato.

Também circularam rumores sobre a saúde de Fausto Silva. Visivelmente mais magro, ele estaria enfrentando um complicado tratamento de saúde e não teria mais condições de enfrentar as maratonas dominicais.

Com o leite derramado, a Globo tratou de tornar especial este último ano de Faustão na casa como fez com Jô Soares em 2017. O primeiro grande evento de despedida é o quadro Super Dança dos Famosos só com finalistas e campeões de outras temporadas, que estreou no dia 16 de maio.

A competição vai até agosto, e agora a cúpula da Globo cogita encerrar o Domingão ali mesmo. A razão é simples: ao invés de se aposentar, Fausto Silva surpreendeu o mercado e assinou contrato com sua antiga casa, a Band.

Ainda não há nada definido: nem o formato de seu futuro programa nem o dia de exibição. Cogita-se tanto as tardes de domingo como um talk show nas noites de segunda a sexta, na faixa hoje ocupada pela Igreja Internacional da Graça de Deus.

O pior, para a Globo, é que Fausto Silva pode entrar no ar na concorrente já em janeiro de 2022. Cris Gomes, que dirigiu o Domingão por 18 anos, tampouco renovou seu contrato e já está na emissora da família Saad planejando a nova atração de Faustão.

Com este cenário, o final do Domingão em dezembro, como estava programado, seria apenas a antessala do regresso de Fausto Silva à Band, e não a chave de ouro apoteótica que a Globo sonhou para a carreira do apresentador.

Faustão é um dos maiores vendedores da televisão brasileira e costuma haver fila de anunciantes querendo ações de merchandising no Domingão. O fim precoce do programa pode trazer um prejuízo considerável para a Globo, ainda mais num ano de contenção de despesas como 2021.

Por outro lado, deixá-lo no ar é colocar azeitona na empada da Band. Só que ainda não há nada confirmado para substituí-lo. Luciano Huck já renovou seu contrato e, pelo menos por enquanto, desistiu de suas pretensões políticas. Mas é para lá de improvável que o dono do Caldeirão se transfira para o domingo ainda este ano.

Eu já disse muitas vezes nesta coluna que a era dos apresentadores está chegando ao fim. Não que eles deixarão de existir, mas não terão mais a capacidade de segurar a audiência apenas com seus belos olhos, como fazem Faustão e Silvio Santos. Cada vez mais nomes como Xuxa, Marcos Mion e Sabrina Sato precisam de formatos fortes para que seus talentos possam brilhar.

Também é sintomático que não surjam novos nomes na categoria. Tiago Leifert, sem dúvida, é uma revelação, e Fernanda Gentil ainda não teve todo seu potencial bem aproveitado. Mas é impossível imaginar qualquer um dos dois encarando um auditório durante horas a fio como fazem seus antecessores.

No entanto, a sobrevida de Fausto Silva prova que esta era ainda não terminou de vez. O mercado publicitário, assim como boa parte do público, ainda quer uma figura enchendo a tela com seu carisma.

A nova cúpula da Globo pode não ter percebido isso e cometido um erro grave logo em seus primeiros meses no poder. Além de acarretar um rombo financeiro, a medida não é um bom sinal para o futuro.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem