Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

A Fazenda 12: Cancelamento da roça estraga semana histórica para a Record

Emissora reconhece erro, justamente quando vinha impondo derrotas à Globo

A cantora Tays Reis
A cantora Tays Reis - Instagram/realityafazenda_12
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não é fácil produzir um reality show de confinamento. Muita coisa pode dar errada, e dá. Para começar, a duração é longuíssima –cerca de três meses– e os programas são exibidos de segunda a segunda, sem folgas. Além disso, elenco precisa ser formado por pessoas desinibidas, que volta e meia perdem as estribeiras (isto, quando não vão parar na delegacia). Para completar, provas elaboradas com todo o cuidado não raro geram resultados polêmicos.

Foi o que aconteceu nesta quarta-feira (28) em A Fazenda 12 (Record), durante a decisiva Prova do Fazendeiro. A produção se embananou na contagem dos pontos. Como perceberam diversos espectadores, a verdadeira vencedora da disputa foi Tays Reis, e não Jakelyne Oliveira. Esta última era quem deveria ter ido para a roça, ao lado de Lipe Ribeiro e Victória Villarim.

Muitos internautas reclamaram, e a própria assessoria de Tays pediu uma recontagem. Enquanto isso, ela era apontada por várias enquetes como a provável eliminada da semana. Se isto acontecesse mesmo, a Record se arriscaria a levar um tremendo processo nas costas. Temerosa, a emissora preferiu reconhecer o erro e cancelar a roça desta quinta-feira (29). Um pouco em cima da hora, convenhamos.


Como internauta é um bicho que nunca está satisfeito, logo subiu a hashtag Boninho nos trending topics do Twitter. Em clima de zoação, o diretor-geral do Big Brother Brasil, da Globo, foi convocado a “ensinar” a Record como se faz um reality show.

Uma tremenda injustiça, e por dois motivos. O primeiro é que o BBB está longe de ser uma engrenagem perfeita. Mesmo na histórica edição de 2020, não faltaram provas canceladas, resultados duvidosos e suspeitas de que a produção estaria protegendo este ou aquele concorrente.

O segundo motivo é que Rodrigo Carelli, diretor da divisão de realities da Record, tem mais experiência no ramo do que o próprio Boninho. Porque começou antes: foi Carelli quem comandou a primeiríssima Casa dos Artistas no SBT, o pioneiro dos realities de confinamento no Brasil. Isto aconteceu em 2001, um ano antes da Globo por no ar seu primeiro BBB.

O fato é que nunca antes uma eliminação havia sido cancelada, em nenhum outro reality do gênero. É uma falha grave, que estraga uma semana gloriosa para a Record, quando A Fazenda 12 vinha impondo sucessivas derrotas à Globo. Nesta quarta (28), o Jornal da Globo perdeu para o programa da concorrente por uma colossal diferença de nove pontos (7,1 pontos de média, contra 16,1 pontos da Record). Cabeças vão rolar.

Mas verdade seja dita: o cancelamento da roça foi a segunda falha grave cometida pela Record nesta semana. A primeira aconteceu na segunda (26), quando um caminhão de som conseguiu se aproximar da sede do programa em Itapecerica da Serra (SP) e avisar MC Mirella para se afastar de Biel e Juliano Ceglia. É preciso reforçar a segurança no entorno, para evitar episódios similares.

De qualquer forma, os imprevistos fazem parte. Os realities se orgulham de não ter roteiro rígido, com margem para resultados inesperados e reviravoltas que ninguém previu. Mais calejada, A Fazenda 12 vai em frente.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem