Tony Goes

Mais do que matriarcado, BBB 19 está virando o 'Paula & Hari Show'

Dupla de louras domina a edição do programa e Paula desponta como favorita

Paula e Hariany se isolam durante festa
Paula e Hariany se isolam durante festa - TV Globo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na minha última coluna sobre o Big Brother Brasil 19, destaquei o fato de que os quatro primeiros eliminados eram todos homens. Isto nunca havia acontecido antes e gerou um desequilíbrio curioso: só restavam cinco homens na casa, contra todas as nove mulheres originais. Um matriarcado.

A diferença diminuiu um pouco com a saída histérica da vegana Hana no paredão da última terça (5). Mas a mulherada continua dando o tom do programa, principalmente na versão noturna exibida diariamente pela Globo. São mais variadas, mais desenvoltas e —vamos admitir— mais interessantes do que o elenco masculino.

Entre elas, uma dupla se destaca: as loiras Paula e Hariany, quase clones uma da outra. As duas se descobriram irmãs espirituais e não se desgrudam mais. Riem o tempo todo, trocam confidências, disputam provas juntas.

Os editores do BBB 19 gostaram. Na tentativa de desencavar uma narrativa de uma casa em que, até agora, não estourou nenhum grande conflito e nenhum romance para cativar o público, eles estão dando cada vez mais espaço para Paula e Hari (como é chamada por sua nova melhor amiga) no horário nobre.

Até o momento em que começou mais uma chatíssima prova de resistência, o programa desta quinta (7) foi praticamente um episódio de uma sitcom estrelada pelas louras: vou chamá-la de "Paula & Hari Show".

Apesar da semelhança física, as personagens não são idênticas. Hariany tem se mostrado mais sensata, e às vezes chama a amiga para a luz. Num momento que só foi visto pelo pay-per-view, Paula disse que tinha "medo" de Rodrigo, por ele "mexer com esses trecos aí (...) esse negócio de Oxum". E arrematou: "Nosso Deus é maior". Um raciocínio digno da ministra Damares Alves.

A goiana alertou a mineira de que esta poderia estar resvalando para a intolerância religiosa. E a edição poupou, mais uma vez, os espectadores da Globo de presenciarem mais uma opinião preconceituosa de Paula.

Tamanha moderação poderá sair cara para Hariany. Ela escapou por alguns décimos de ser eliminada na terça, o que demonstra que não é lá muito querida pelo público. Já com Paula parece acontecer o contrário. A dona da porca Pippa está enternecendo os espectadores com sua vozinha de taquara rachada e seu pensamento tacanho, comum a tantos brasileiros. Já surge nas enquetes como a favorita ao prêmio final.

Boninho fez questão de rechear o BBB 19 com tipos engajados, e quase todos deste grupo desfrutam da simpatia do público. Mas também é sintomático do tempo em que vivemos que uma moça tão linda e tão desmiolada como é Paula vença a competição. 

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem