Tony Goes

Emocionante final de 'Pé na Cova' mostrou que tempo era o verdadeiro tema da série

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Miguel Falabella definiu várias vezes seu seriado “Pé na Cova” (Globo) como “a comédia da tolerância”. De fato,  este foi um dos vetores da trajetória de Ruço, o personagem central, interpretado pelo próprio autor. Homem, branco e heterossexual, Ruço vivia cercado por negros, lésbicas, prostitutas, transexuais e figuras de difícil classificação. E aprendeu a superar seus próprios preconceitos, por causa do afeto que o unia ao seu entorno.
 
Mas “Pé na Cova” acabou se revelando bem mais do que um libelo pró-aceitação, tão necessário nos tempos que correm. O último episódio do programa —exibido pela Globo na quinta-feira (7)— deixou claro que seu verdadeiro tema de fundo era a passagem do tempo. O tempo, esse senhor implacável, que nos pune com perdas mas nos recompensa com sabedoria.
 
Esse capítulo final não tinha propriamente uma trama. Era o aniversário de Ruço: uma data que já convida a um balanço da própria vida. O dono da F.U.I. (Funerária Unidos do Irajá) aproveita o ensejo para rever os amigos e a família, ainda que alguns só pelo computador. Porque os jovens agora estão distantes, morando em diferentes pontos do exterior. Sinal de que, no Brasil de hoje, a melhor saída é o aeroporto?
 
No Irajá, o subúrbio carioca onde se passou a série, só ficaram os mais velhos. Alguns se reinventaram, como o dr. Zoltan (Diogo Vilella). Outros recuperaram o melhor do passado: Foi o caso do próprio Ruço, que renovou seus laços com a ex-mulher Darlene (Marília Pera). Mesmo assim, ficou pairando no ar uma profunda melancolia.
 

Sensação que, para o telespectador, a presença de Marília Pera só acentuou. Foi uma experiência quase surreal rever a atriz, morta em dezembro passado, em cenas inéditas ao longo de toda essa reta final. Mesmo corroída pela doença, Marília surgia vital na tela, com o timing cômico inabalado. Ficou ainda mais difícil acreditar que ela não está mais entre nós.

 
A morte, obviamente, também foi um dos “leit-motivs” de “Pé na Cova”. Já no episódio de estreia, em 2013, uma locução em off do próprio Falabella dizia que “depois dos 50, o homem passa a viver com a morte”. O tema foi explorado de maneira leve e até irreverente ao longo das cinco temporadas do programa. Mas não deixa de ser pungente - e estranhamente apropriado - que “Pé na Cova” tenha sido o derradeiro trabalho de Marília Pera.
 
Falabella se emocionou ao lembrar da colega no “Encontro com Fátima Bernardes” (Globo) de quinta-feira (7). Essa mesma emoção permeou o “gran finale” de sua série, sem dúvida a melhor entre as várias que ele já criou.
 
O tempo passou, “Pé na Cova” morreu e teve um enterro de príncipe. A última cena, com Falabella ainda caracterizado como Ruço, mas sozinho num estúdio vazio e na penumbra, já entrou para a história da TV brasileira. Foi um fecho digno para uma comédia que fez menos rir do que pensar.
 

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

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