Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Thiago Stivaletti

'Pé de Chinesa': uma novela fake vale mais do que muita novela real

Se a Globo for esperta, pede hoje mesmo para Glória Perez uma história passada na China

Foto feita por inteligência artificial: Jade Picon, Davi Brito e Giovanna Antonelli, parte do elenco da novela fake - @TheSkelltons no X
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Coitada de "Mania de Você". A nova novela das 21h, que estreia no próximo dia 9, já estava sendo soterrada pela expectativa do remake de "Vale Tudo", com a imprensa especulando quem será a nova Odete Roitman, Heleninha e Maria de Fátima. Agora, só se fala na próxima novela da Glória Perez. Depois de nos transportar à Índia e ao Marrocos, Glória vai reencontrar o sucesso com uma trama passada na China, estrelada pelos ex-BBBs Jade Picon e Davi Brito.

Com um pequeno porém: Pé de Chinesa é uma "fake novela". Ganhou elenco, abertura, música-tema e até suas primeiras imagens a partir de uma brincadeira na internet. Raphael Mertens, que também assina como Leo Martins, noveleiro de 35 anos, vivia uma crise de depressão quando criou a brincadeira.

A sinopse original é tão sem pé nem cabeça que dá muita vontade de ver – exatamente como aconteceu com O Clone. "Jade Picon viverá a protagonista Xu Lee, filha perdida de um chinês com Barbara Lee, interpretada por Giovanna Antonelli. Xu vai ser criada na China por sua avó (Fernanda Montenegro), dona de uma academia de kung fu. Tudo vira de cabeça para baixo quando o capanga Keen Xong (Davi Brito), bota fogo no Dojo da família Lee, matando a matriarca da família e deixando Xu sozinha no mundo. Ela embarca então numa jornada para São Paulo, onde busca por sua mãe e pelo assassino da avó".

Abertura da novela falsa "Pé de Chinesa", criado por inteligência artificial
Abertura da novela falsa "Pé de Chinesa", criada por inteligência artificial - Reprodução/X

Chineusa Borges

E a coisa não para no textão. Com Inteligência Artificial, Leo mostrou as "primeiras imagens" de Giovanna Antonelli (que na novela também pode se chamar Mulan Benta) num lindo qipao, o vestido oriental chinês, fazendo uma dancinha. Claudia Raia, que será a vilã Madame Jin Jin, aparece mais magra do que nunca e de martelinho na mão – usado para quebrar o pé de chinesa da mocinha. Até Neusa Borges, atriz-amuleto de Glória Perez, já pode ser vista linda e exuberante como Chineusa Borges, posando para as primeiras imagens de sua personagem na Muralha da China.

O elenco anunciado na abertura é um primor: em meio a medalhões como Laura Cardoso, Fábio Assunção, Juliana Paes e Isis Valverde, há uma infinidade de ex-BBBs, de Rafa Kalimann a Vih Tube, de Arthur Aguiar a Yasmin Brunet.

Maya Mazzafera está lá, decerto para viver uma chinesa muda que faz coraçãozinho com as mãos para seu amado. Há ainda atores de origem japonesa, e não chinesa, como Ana Hikari e Danni Suzuki. Com um elenco desses, nem dá pra se animar com Nicholas Prattes, Agatha Moreira e Gabz (quem?) na novela real que estreia daqui a uma semana.

A fanfic, brincadeira de fã que ganha ares de realidade, cresceu tanto que o jogo virou, e agora os famosos pegam carona nela. Primeiro foi a própria Glória Perez, que aprovou a novela que ela nunca escreveu. Ana Maria Braga postou foto com um belo conjuntinho oriental vermelho, dizendo que "não nega nem confirma" que fará uma participação especial. A funkeira Valesca Popozuda se ofereceu para fazer um teste para o núcleo do K-Pop (um gênero coreano e não chinês, mas quem se importa).

Pabllo Vittar em mandarim

A única falta de inspiração rolou na música de abertura: Lig-Lig-Lé já foi usada na abertura de "Negócio da China" (2008) —novela que, por sinal, tinha uma história bem menos divertida do que "Pé de Chinesa". No metaverso noveleiro, foi o suficiente para surgir uma segunda abertura, desta vez com Pabllo Vittar cantando em mandarim.

Com todas as ferramentas de IA que os fãs têm à mão hoje em dia, até que demorou para uma novela fake viralizar dessa maneira. Se a Globo for esperta, pode encomendar para amanhã uma sinopse de novela chinesa para Glória Perez —mesmo sem o elenco dos sonhos que só a internet pode reunir, com certeza vai dar o triplo de audiência de Travessia.

Se é para entrar na brincadeira, deixo aqui minha colaboração: em outro núcleo da novela, Juliette dará vida a Manjari, uma tibetana cansada do domínio chinês sobre seu povo. Ela chega a São Paulo com sua mãe, Prajna (Monja Coen) e se torna dona da maior floricultura da Zona Leste, a Flor de Lótus. Mas Prajna tem uma dívida de propriedade com Madame Jin Jin (Claudia Raia), e esta descobre que mãe e filha agora estão no Brasil.

Numa cena para levantar ibope, Jin Jin cospe na cara de Manjari, mas esta responde com uma mensagem budista de perdão. Se o Vídeo Show ainda existisse, Juliette apareceria emocionada nos bastidores, dizendo que o personagem foi "um presente da Glória" e que Claudia a ensina todo dia a ser uma atriz melhor. Sucesso garantido.

Thiago Stivaletti

Thiago Stivaletti é jornalista e crítico de cinema, TV e streaming. Começou a carreira como repórter na Folha de S. Paulo e foi colunista do portal UOL. Como roteirista, escreveu para o Vídeo Show (Globo) e o TVZ (Multishow).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem