Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

Jout Jout voltou e a internet surtou

Figura especial na internet, ela praticamente inaugurou o conceito de influenciadora

Uma mulher está em um ambiente natural, cercada por árvores e vegetação. Ela usa um chapéu de palha e segura um pano em uma das mãos, enquanto a outra mão segura um pedaço de tecido. Ao fundo, há um recipiente pendurado em um fio. O solo é coberto por folhas secas.
Jout Jout reaparece no Instagram dois anos após anunciar afastamento das redes - @joutjout no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No final da tarde do dia 11 de novembro, percebi um movimento de euforia nas redes sociais. A onda cresceu e chegou até o finado Twitter, que quase não frequento mais. Mesmo assim, fui até o estreito corredor dos Trending Topics e lá estava o nome: Jout Jout. Cliquei.

"Ai meu pai, socorro, ela voltou"; "Eu vou ter um piripaque"; "Não acredito! Ela postou um vídeo!!!"; "Gente, a Jout Jout tá viva!"; "Que fofo, ela confirmou que agora é mãe."

Sim, Jout Jout teve um filho em março de 2023, mas a notícia só se tornou pública em julho daquele ano, quando sua mãe, Marize Tolezano, fez um post falando do nascimento do neto, numa propriedade da família em Nova Friburgo (interior do RJ).

Julia Tolezano, uma das pessoas mais amadas da internet, não postava no Instagram desde fevereiro de 2021. Seu último vídeo, que encerrou um "ciclo", como ela mesma definiu, foi em julho de 2022. Jout Jout resolveu sair das redes online e foi viver a vida a seu modo.

Eis que, na segunda-feira, surge um vídeo novo de Jout Jout no Instagram, sem áudio, em que ela aparece junto a um varal, recolhendo roupas de adultos e de bebê. A legenda anuncia um "encontro conversativo" chamado "Ali Fora", no 21 de dezembro, no Teatro Municipal de Ouro Preto (MG), das 16h às 18h. O texto avisa que a venda de ingressos começa nesta terça-feira (12). O link na bio diz "vamos nos amar presencialmente".

O site apresenta os ingressos, preços e uma carta de Julia convidando para o encontro presencial (e com celular em modo avião) e explicando que parou de produzir quando se percebeu sem conteúdo e que, agora, depois de ter vivido e anotado muitas coisas, percebe que tem o que dizer novamente. Ela também fala de sua alegria em voltar a trabalhar. Jout Jout diz que esse encontro em Ouro Preto pode ser o inicio de uma turnê pelo Brasil.

A comoção das pessoas com esse "comeback" se justifica. Julia sempre foi uma figura especial na internet, principalmente para quem era jovem ou adolescente quando ela começou, há dez anos, em maio de 2014. Mais do que uma produtora de conteúdo que falava sobre a vida, as relações, as emoções e sentimentos, ela praticamente inaugurou o conceito de influenciadora.

Sim, Jout Jout influenciou a vida de muita gente, especialmente garotas. Falava sobre relacionamentos abusivos ("não tira o batom vermelho"), assédio ("vamos fazer um escândalo") ou do fim de seu relacionamento com seu então namorado Caio ("porquês, como e onde"), e viralizou muitas vezes, transpondo plataformas online e virando pauta em mídias mais tradicionais como a televisão. Se recomendasse um livro ("A Falta que a Falta Faz"), virava best-seller. Um poder.

Depois de algumas pausas, Julia fez o que parecia impensável para quem sonha com a fama e as benesses que ela nos traz: abandonou tudo no auge do sucesso e foi "ali fora", no mundo real. Deixou milhões de fãs, amigos e admiradores saudosos, que agora celebram a possibilidade de encontrá-la ao vivo e saber tudo o que aconteceu nesses 3.838 dias de ausência.

Claro que a internet sempre vai ser a internet, com gente dizendo que ela voltou porque "o dinheiro acabou" e "a fralda tá cara". E, obviamente, teve também o famoso "eu já sabia há meses".

Não importa. Cada um pensa o que quiser. Eu penso que Jout Jout é uma pessoa lúcida, amorosa e verdadeira e que, num mundo de tanta mentira, falsidade e ilusão, sempre vai ter lugar para lucidez, verdade e amor. Boa volta, Jout Jout.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem