Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

Sobre os corpos de Maiara e Jojo Todynho

Por que acompanhar cada quilo perdido e tratar isso como tema jornalístico? Não entendo

Mulher magra, de biquíni cor de laranja, faz uma selfie em frente ao espelho
Maiara em foto postada nas redes - Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todo dia.

Todo santo dia tem uma nova publicação sobre o peso de Jojo Todynho. Por que, gente?

Pra quê? Desde quando a forma, o peso de uma pessoa famosa virou notícia?

Sim, eu entendo que existe um interesse público em relação à saúde, faz sentido explicar o que é uma cirurgia bariátrica e divulgar um novo estilo de vida que a cantora adotou, incluindo exercícios e dietas. Faz parte do compromisso jornalístico promover o bem estar.

Mas uma vez divulgado e explicado, por que acompanhar cada quilo perdido? Quer dizer que se ela quiser perder setenta quilos, veremos setenta vezes a notícia de que ela perdeu mais um quilo de peso? Não é suficiente fazer uma matéria sobre o procedimento?

Outra pessoa conhecida que sempre vira pauta por causa de sua dieta é Joyce Hasselman. Sempre vejo alguma notinha sobre sua cintura, sobre comentários dos ~internautas~ sobre suas fotos publicadas. Joyce não é mais política, não é artista, por que divulgar questões corporais dela? Se ela quiser anunciar seus produtos e sistemas de emagrecimento, ela que entre em contato com o departamento comercial. Mas tratar isso como tema jornalístico? Não entendo.

Mas a coisa só piora. Agora, além de divulgar todas as bariátricas e dietas das famosas (SIM, eu SEI que tem público, mercado e interesse para isso, mas…) agora 'tomar remédio' para emagrecer também é tratado como notícia!

Hoje mesmo li que Maiara, que virou o novo foco dos holofotes no quesito peso, também admitiu que toma um remédio 'off label' para emagrecer. Sem contar todas as discussões sobre sua magreza. Só falta fazer debate para discutir se a magreza dela é excessiva ou não.

Não acompanho muito de perto a carreira de Maiara, mas ela certamente furou sua bolha porque as matérias sobre 'seu novo corpo' chegou a todos os meus feeds de redes sociais. Todos. A coisa saiu tanto do controle que até a porcentagem de gordura corporal da cantora virou assunto de rodinhas de conversa.

Eu acho que estamos num caminho totalmente errado, de verdade. Primeiro que a intimidade dos famosos desceu alguns degraus e foi parar no prontuário médico. Aonde vamos chegar com isso? Vai ter editoria publicando todos os exames clínicos dos famosos? Vai ter entrevista perguntando o colesterol de cada um? Contagem de glóbulos brancos?

Segundo que, numa sociedade que já pressiona tanto as mulheres para que entrem num padrão estético, esse tipo de divulgação só vai aumentar a cobrança sobre todas. De minha parte, desejo sorte e saúde para Joyce, Jojo, Maiara e a todos e todas. Só não quero saber o peso ou as medidas de ninguém. Porque é muito louco pensar que eu não conheço uma única música de Maiara, mas sei exatamente seu peso e seu teor de gordura.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem