Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Por que casais famosos expõem suas brigas nas redes

Isso ajuda os envolvidos a entenderem melhor seus sentimentos?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há meses estamos acompanhando a briga entre Luana Piovani e Pedro Scooby. Aqui mesmo na coluna já falamos sobre esse reality show em que se transformou a separação dos dois. Essa semana vimos Luana chorando em seus stories, com direito a prints de suas lágrimas em muitos sites e perfis de redes sociais. Luana diz que Scooby está movendo um processo contra ela e fala de seu sofrimento por causa de postagens de seu filho mais velho.

Eu realmente não sei por que ela começou essa exposição, se foi um momento de fraqueza, um desabafo, se foi porque ela quis buscar apoio em seus fãs. Não tenho como saber, mas acho que é um caminho sem volta. Depois que você abre a tampa não tem como fazer o gênio voltar para a garrafa.

Em foto colorida, mulher de vestido longo vermelho segura o cabelo com uma das mãos por conta do vento e tira foto
A atriz Luana Piovani - Reprodução/Instagram

Só sei que ver o caso assim, escancarado, me entristece. No meu entender, essas coisas deveriam ficar restritas aos envolvidos, não deveriam se transformar em assunto para milhões de pessoas.

Mas Luana não é um caso isolado.

Cada vez mais as pessoas estão brigando em praça pública. Jojo Todynho também se separou do marido de forma totalmente exposta. Enquanto ela publicava seus motivos, seu ex dava entrevista em programas dominicais.

Novamente, sei dizer o que leva os dois a transformar o fim de um casamento em pauta para a mídia.

Jojo Toddynho - Divulgação/Multishow

Mais recentemente também vimos um caso muito sério, envolvendo um casal de humoristas. Ela veio a público e fez revelações chocantes de violência doméstica, mostrando marcas físicas de agressões que teria sofrido de seu marido. Em seguida, ele também publicou vídeos tentando se explicar e se queixando por ter se transformado no "vilão do Brasil". O caso está sendo tratado pelos advogados dos dois, mas são muitos os canais de vídeo, blogs, colunas, que analisam e comentam as publicações de cada um.

Eu sei que todo mundo gosta de saber detalhes das celebridades, especialmente de suas vidas amorosas, eu também gosto. E que acompanhar namoros, casamentos, separações, traições sempre fez parte da indústria do entretenimento, que há décadas movimenta jornais, revistas, programas de rádio e TV, blogs e infinitos canais no mundo online dedicados a cobrir esses acontecimentos (tem até um site internacional que se dedica exclusivamente a catalogar os relacionamentos dos famosos para saber quem teve caso com quem).

Mas agora é diferente, porque nessas brigas e separações da era das redes temos os envolvidos expondo suas desavenças para seus "fandoms" como se fossem lutadores conclamando suas torcidas antes de subir num ringue. E eu não sei se isso é saudável ou eficiente. Só sei que essas tretas resultam em muitos cliques, muitos novos seguidores e gera muito "engajamento".

Resta saber se tudo isso ajuda os envolvidos a entenderem melhor seus sentimentos, se possibilita um aprendizado e crescimento pessoal. Espero que sim, porque seria triste demais pensar que as pessoas estão tão desesperadas por conteúdos que usam até a própria dor para "engajar".

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem