Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Com cena que simula agressão doméstica, Gloria Perez nos decepciona e só agrada a Biel

Em meio ao chocante caso de Daniel Alves, falsa acusação de 'Travessia' tem 'timing' péssimo

Em foto colorida, mulher comemora o primeiro capítulo de uma novela
Gloria Perez é autora de 'Travessia' - Fábio Rocha/TV Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia 31 de dezembro de 2022, "Travessia", de Gloria Perez, registrou um recorde negativo: a pior audiência de uma novela das 9 de toda a história, com apenas 14,48 pontos (cada ponto representa 206.674 indivíduos na Grande São Paulo).

Três dias depois, quando o perfil Choquei replicou essa informação no Twitter, a autora respondeu dizendo que história era com H maiúsculo. O resultado foi péssimo.

Primeiro porque ambas as grafias da palavra estão corretas. O perfil Português É Legal, dedicado a combater o preconceito linguístico, deixou isso bem claro. Segundo que o tom irônico da autora foi bastante deselegante, para dizer o mínimo e, em terceiro lugar, porque o tiro saiu pela culatra.

O tweet de Gloria, com mais de 300 mil views, recebeu uma saraivada de críticas, não só em relação à novela mas também por sua postura na rede, por sua irritação perceptível e até por sua posição ideológica. Teve gente mandando Gloria se juntar a Cassia Kiss e cantar para pneu, enquanto outros sugeriam que alguma amiga tirasse o celular de sua mão, já que ela insistia em rebater todas as críticas.

O mais interessante foi Gloria postar um vídeo dos fogos de artifício do Réveillon carioca para uma seguidora no dia 3 de janeiro. Ela não deve ter percebido a ironia, porque um dia antes o site Noticias da TV havia publicado que até a queima de fogos tinha dado mais audiência que a novela.

Corta para dia 25 de janeiro, novamente no Twitter. Às 9h35, lá está a autora respondendo às críticas novamente. Dessa vez, porque a personagem de Guida fez uma falsa denúncia de agressão pelo ex, o que configuraria um imenso desserviço a todas as mulheres que sofrem violência e muitas vezes são desacreditadas. Gloria concordou dizendo que "nada é mais prejudicial a uma causa do que seu mau uso" e mostrou um print do capítulo seguinte, justificando que a personagem "leva o merecido sabão". Não deu muito certo.

Isso por que, além de tudo, o "timing" foi péssimo. Estamos acompanhando o caso chocante do jogador Daniel Alves, que se encontra preso na Espanha, acusado de assédio e agressão sexual a uma jovem de 23 anos. Tudo o que envolve esse crime nos deixa indignados. Isso sem contar que ele teria ido na Espanha acompanhar a mulher (agora ex), que havia perdido a mãe poucos dias antes e estava no país para o enterro. E, bem nesse momento, vai ao ar uma cena em que uma mulher simula uma agressão. Muito ruim. Concordo totalmente com o tweet da Cris Lorenzo.

Mas sabe quem elogiou Gloria poucos minutos depois da postagem da autora? O cantor Biel. Sim, ele mesmo, que, além de colecionar polêmicas em geral, tem seu nome ligado diretamente a um caso de assédio a uma jornalista e foi processado pela ex-mulher, Duda Castro, por agressão física e psicológica.

No fundo, eu acho tudo isso muito triste. Sempre estivemos, todos nós, ao lado de Gloria, que passou pela maior dor imaginável, a de perder uma filha, brutalmente assassinada. Vê-la assim agora, com posições tão equivocadas, em tantos sentidos, é bem desolador. Vamos torcer para que todos nós consigamos sobreviver a essa lamentável travessia.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem