Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu grammy

Anitta, ajude seus fãs a salvar o Brasil

Não aceitar uma derrota quase destruiu a democracia no país

Anitta no baile antes da entrega do Grammy - Aude Guerrucci - 4.fev.23/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Anitta é a maior artista brasileira da atualidade, a mais famosa internacionalmente, a que bate mais recordes, a mais comentada, mais premiada, a que tem colecionado mais hits, mais prêmios, mais sucesso, a que construiu seu patrimônio do zero. E tudo isso antes de completar 30 anos, o que vai acontecer em março. Não bastasse tudo isso, Anitta é muito gata.

Falta mencionar duas coisas que Anitta também tem: Anitta tem uma legião gigantesca de fãs e, justamente por isso, tem uma enorme responsabilidade com tudo o que faz, tudo o que diz e até com o que não faz e não diz.

"Como é que é?? Anitta agora é culpada até pelo que ela não diz e não faz?" —quase ouço um fã dizer antes de me alvejar com uma pedra. Explico.

O famoso meme "o silêncio de Anitta é ensurdecedor", que obviamente é uma brincadeira, sempre teve um significado sério. Quando Anitta não reage, não responde, por ser tão poderosa, seu silêncio também influencia. Ou pior, deixa espaço aberto para que coisas não muito bacanas aconteçam, como foi o caso de domingo, na noite do Grammy, quando a artista entrou para a história por sua indicação, mas acabou não levando o prêmio na categoria revelação.

Muitos fãs de Anitta, inconformados com sua derrota, atacaram em massa a vencedora Samara Joy em seu perfil no Instagram, como noticiou o site Noticias da TV. As mensagens iam de bobagens como "ela é mundial e você não" e "devolve o prêmio pra Anitta", passando por infantilidades como "o Brasil te odeia", chegando até ofensas que beiram o crime de racismo, como mencionou @spaceyfelipe no Twitter.

Ler os comentários de brasileiros no Instagram de Samara Joy dá muita vergonha. Teve paranoico dizendo que os comentários ofensivos eram de "haters de Anitta se passando por Anitters para jogar ainda mais hate nela", teve briga entre comentaristas, teve gente comparando número de seguidores como se fosse medida de talento.

Samara Joy com os troféus do Grammy - Amy Sussman/Getty Images via AFP

O tsunami de grosserias foi tão grande que, inclusive, virou um tiro no pé. Teve gente entrando no perfil da Samara para falar mal de Anitta, rebatendo os fãs mais ofensivos.

Os que não partiram para ofender a vencedora da categoria fizeram outra coisa totalmente sem sentido: passaram a desmerecer o prêmio, desqualificando e xingando o Grammy.

Quer dizer, os fãs queriam TANTO que Anitta ganhasse um prêmio que eles… desprezam?? Se desprezam o Grammy porque estão dando tanta importância a ele? Incoerência, a gente vê por aqui.

E o que Anitta pode fazer sobre isso? Muita coisa.

Anitta pode se comunicar com seus fãs e tentar esclarecer dois pontos muito importantes, que podem ajudar os fãs em seu amadurecimento e formação:

— a incapacidade de aceitar uma derrota

— a reação de jogar ódio no vencedor

Porque prêmio é assim, você ganha ou perde. E o Grammy, no caso, não é dado por "eleição online", onde o tamanho do exército de fãs faz a diferença. E quem perde tem que aceitar a derrota como um bom competidor. E mais, a pessoa que ganha o prêmio foi escolhida, ela não fez nada CONTRA os que perderam.

Samara Joy foi agraciada com o Grammy, ela não fez nada de mal para a brasileira. Por mais que a gente entenda a dor dos Anitters, jogar hate no vencedor em seu perfil, num dia de glória para Samara, é realmente lamentável e perigoso.

Perigoso sim, porque foram esses mesmos sentimentos de "inconformidade com a derrota" e "a produção de ódio contra o vencedor", que quase destruíram a democracia do Brasil.

Anitta poderia usar seu imenso poder e ensinar seus 64 milhões de seguidores do Instagram a aceitar a derrota do momento e não odiar nem tentar destruir o vencedor. Porque, além de fãs, todos os que são brasileiros são também atuais e futuros eleitores. Se alguns desses milhões aprendessem com Anitta ela poderia ajudar a salvar o Brasil.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem