Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Dora Figueiredo aluga uma quitinete colorida em milhões e milhões de cabeças

Reforma de apartamento alugado por influenciadora explode nas redes e vira novela transmídia

Dora Figueiredo narra saga de reforma em quitinete em vídeo publicado nas redes sociais
Dora Figueiredo narra saga de reforma em quitinete em vídeo publicado nas redes sociais - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Perto da meia-noite do dia 4 de setembro, o perfil @esquizopoc publicou um tweet no estilo antes-e-depois, comentando um "desfecho maravilhoso". O "antes" era o print de uma conversa de julho de 2021 de Dora Figueiredo mostrando quatro fotos de seu quitinete colorido e a empresa de arquitetura responsável pelo projeto. O "depois" era um vídeo em que ela explicava que o apartamento era alugado e, como a reforma valorizou muito o imóvel, o proprietário elevou o preço a tal ponto que ela não podia mais comprá-lo. E que seu sonho virou um pesadelo.

Era de se esperar que o tweet pudesse gerar algum interesse, já que Dora é uma figura conhecida das redes, a empresa de arquitetura já foi meme no passado por ter colocado um forno de micro-ondas rente ao chão de uma cozinha e as pessoas se interessam por desinteligências e assuntos ligados à casa própria. Mas o que aconteceu a partir daí foi algo inimaginável.

O tweet começou a viralizar loucamente e, na manhã do dia 5, todos os feeds, grupos de whatsapp e inboxes estavam tomados por discussões sobre o erro de reformar um apartamento alugado, a qualidade do projeto apresentado, os vídeos de Dora em outras redes. A pororoca internética era gigante: de um lado, o povo pesquisando textos, fotos e vídeos antigos dos envolvidos. De outro, Dora e a arquiteta atualizando seus perfis com queixas e indiretas.

Enquanto as visualizações do tweet original chegavam à casa do milhão e os comentários geravam milhares e milhares de republicações, CPFs e CNPJs surfavam a oportunidade da onda. Uma imobiliária fez propaganda de apartamentos para alugar, prontos para morar, que "nem precisariam de reforma". A rádio CBN falou sobre o tema com um especialista em condomínios e um arquiteto. O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) fez piada dizendo que trabalhadores sem-teto jamais reformariam um apartamento alugado.

Perfis ligados a finanças comentavam o erro do investimento perdido e advogados explicam a importância de se fazer um bom contrato; engenheiros ressaltavam a importância de fazer cálculos de resistência de materiais para colocar uma jacuzzi cheia de água num apartamento, como Dora fez. Isso sem contar as enquetes "de que lado você está", sendo que a maioria respondeu que torcia pela briga.

Os nomes de Dora e da empresa de arquitetura foram para a lista de assuntos mais comentados do antigo Twitter. Haters puxaram a capivara de Dora e descobriram um processo ligado a outro imóvel alugado. Fãs pediam para que a história completa virasse um podcast do Chico Felitti com o nome "A Mulher da Kitnet Reformada". Memes e figurinhas de WhatsApp espocavam feito pipoca de cinema, ansiosos especulavam que Dora entraria para A Fazenda (Record). Até que, às 9 da noite, Dora avisou que publicaria um vídeo explicando tudo.

No dia seguinte, 6 de setembro, Dora ainda estava em primeiro lugar nos TTs (trending topics) da rede de Elon Musk, e o post que levantou esse tsunami atingia a incrível marca de 20 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES.

Agora, pare e pense. O Twitter tem cerca de 24 milhões de usuários no Brasil. Claro que muita gente viu o mesmo tweet várias vezes, mas 20 milhões de visualizações? É muita coisa. Só não afirmo que é o tweet mais visto de todos os tempos porque a rede não oferece estatísticas de visualizações. Mas é um fenômeno.

Depois de entrevistas, podcasts, tweets e tiktoks, Dora ora publicou um vídeo com o quarto e último episódio de sua "saga do apartamento colorido", temporada em que ela admitiu que o que fez foi uma grande burrice. Explicou toda a história, respondeu perguntas, tirou dúvidas, contou que entregou o apartamento para o dono e deu o assunto por encerrado.

Resta saber se as pessoas conseguem aproveitar o feriado para declarar independência e parar de comentar esse assunto. Por enquanto, o que se sabe é que Dora Figueiredo alugou e reformou uma quitinete colorida com uma jacuzzi inflável nas cabeças de milhões e milhões de brasileiros.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem