Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Thaynara OG, a influenciadora de que o Brasil precisa

Ela é inspiração como cidadã e ativista de causas sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sempre achei horrível esse pensamento de que para elogiar alguém é preciso criticar outra. Mas confesso que, nos casos de influenciadores, dá vontade. Primeiro porque o ser humano gosta de comparar, faz parte da nossa natureza. Segundo porque a lista de famosos que exploram os fãs, que vendem produtos sem qualidade e que são péssimos exemplos de conduta ética é bem grande. Infelizmente.

Mas vou deixar a crítica para a imaginação dos leitores e partir para os elogios: que pessoa bacana é a Thaynara OG!

Lembro quando ela despontou para a fama, no Snapchat. Em pouco tempo virou rainha da plataforma. No começo eu me irritava um pouco com aquela overdose de "kiu", que eu nem entendia bem, mas que era uma vantagem competitiva da Thay, porque conferia a ela uma linguagem única, um reforço positivo para sua individualidade.

Também impressionava a educação e a formação da jovem advogada, que se formou em 2015, no mesmo ano em que se tornou popular. Foi no Snapchat que ela ganhou fama, começou a fazer campanhas publicitárias e recebeu os primeiros convites para programas de televisão. Sua carreira foi tão bem administrada que mesmo depois que o Snapchat perdeu relevância no Brasil Thay seguiu sua trajetória de sucesso nos stories do Instagram.

E tudo isso sem apelações, sem escândalos e, mais importante, sem enganar seu público.

Sem mentir. Sem se valer de mercantilismo barato, sem empurrar produtos sem qualidade superfaturados para os fãs. (Aliás, não sei o que acontece, mas parece que toda garota que faz sucesso tem que virar vendedora de perfume. Na verdade, a única ocasião que liga Thaynara OG a perfumes é aquela de 2016 em que o Silvio Santos pediu para ela tomar banho e tirar seu perfume porque o apresentador é alérgico.)

Thay sempre foi autêntica e nunca tentou ser o que não é. Ao contrário, desde que surgiu faz questão de afirmar sua identidade como uma maranhense orgulhosa de sua terra, pronta para valorizar e divulgar sua cultura, exatamente como faz com sua festa junina, o São João da Thay, evento beneficente apoiado pela Unicef, entidade da qual ela é embaixadora.

Recentemente, numa entrevista para o Universa, Thay falou sobre uma lipo desastrosa que fez e de que, apesar de estar com a "terapia em dia", eventualmente ainda se sente insegura com seu corpo.

E é exatamente por essa honestidade como pessoa, por seu trabalho social, pela consciência de seu papel e orgulho de suas raízes que temos que aplaudir Thaynara OG. Ela, sim, é uma boa referência do que deve ser uma influenciadora. Uma mulher jovem, que gosta de se sentir bem, bonita, bem cuidada, que fez mudanças corporais quando quis, mas que muito além da aparência física é uma inspiração como cidadã e ativista de causas sociais.

Thaynara é a prova de que não é preciso dar baixaria nem vender porcaria para manter a fama.

Desejo todo sucesso nesse São João da Thay.

E parabéns pra mim, que consegui não criticar ninguém abertamente nesta coluna. Encerro apenas com uma rima simples, porém digna:

Ah, Thaynara OG! Se todas as influenciadoras fossem iguais a você!

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem