Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Saúde, Rita Lee, somos milhões ao seu lado

A mentira não prevaleceu nem vai; porque Rita Lee é uma imensidão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todas as fake news são irresponsáveis. As fake news que difamam pessoas são ainda piores. As fake news oportunistas, que se aproveitam de momentos de comoção para gerar desespero, são ainda mais baixas: são criminosas. Foi esse o tipo de absurdo oportunista que fizeram com uma das artistas mais queridas do Brasil, a icônica e maravilhosa Rita Lee.

Aos 75 anos, nossa diva roqueira que venceu um câncer no ano passado, precisou ir para o hospital tratar da saúde há alguns dias. Desde então, todos nós, fãs, ficamos em alerta, acompanhando as notícias com a certeza de que ela logo vai ficar bem.

Porém, enquanto dezenas de milhões torciam por ela, emanando amor e saúde para nossa rainha, um ou outro idiota acéfalo ousou publicar mentiras dizendo que ela tinha nos deixado. Evidentemente, esse tipo de mentira desestabilizou a todos nós.

João e Beto Lee, filhos de Rita Lee e Roberto de Carvalho, tiveram que desmentir os rumores no Instagram, afirmando que estavam lado da mãe enquanto ela tomava um sorvete, o que vimos numa foto.

Rita Lee no hospital
Rita Lee toma sorvete no hospital - Rita Lee no Instagram

"Ah, mas boatos sempre existiram", dirão alguns. Sempre existiram, mas de uma forma artesanal, não como as fake news em escala industrial que temos hoje, com velocidade e alcance inimagináveis na era pré-internet.

As redes sociais, plataformas que todos os cidadãos conectados habitam, criadas para gerar interação e troca de informação, foram contaminadas por essas máquinas de desinformação, fazendo com que muitos dos envolvidos tenham que vir a público dar satisfações toda vez que é envolvido em alguma história inverídica ou julgado e atacado coletivamente. No caso, a família de Rita é que se viu pressionada a esclarecer, para que a versão falsa não prevalecesse.

A mentira não prevaleceu nem vai. Porque Rita Lee é uma imensidão, uma legião de pessoas que amam a pessoa que ela é, a artista que ela sempre foi. Rita e Roberto atravessaram décadas produzindo as trilhas sonoras de nossas vidas, cantando nossa história, embalando os acontecimentos do Brasil. Quem leu a biografia de Rita, sabe o tanto de modernidade, de ousadia, de criatividade que habita essa criatura iluminada, livre, transgressora e apaixonada pelos animais.

Rita Lee na capa do LP de 1979 - Reprodução

Mesmo depois que decidiu se afastar dos palcos e se isolar em seu mundo com Roberto, continuamos acompanhando Rita, saboreando os poucos tuítes, garimpando cada pequena aparição para tomar vacina ou sentindo a emoção das constantes declarações de amor que Roberto faz a ela.

Rita Lee está sendo cuidada e, como dizem os que a amam, se fortalecendo.

Estamos com você, Rita, pensando na letra de "Saúde", um de seus tantos sucessos.

A gente também está cansada de lero-lero e por isso, com ou sem licença, saímos do sério.

Queremos mais saúde pra você, Rita, viva, cheia de graça, pra que você, como sempre, faça um monte de gente feliz!

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem