Renato Kramer

'Caminho das Índias' realmente 'Vale a Pena Ver de Novo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nem sempre as novelas que retornam no horário da tarde da Rede Globo fazem jus ao título do programa que as traz de volta: "Vale a Pena Ver de Novo". Mas "Caminho das Índias" está mesmo valendo.

No capítulo desta terça-feira (16) uma variedade de cores e emoções tomaram conta da telinha. Não foi à toa que foi a primeira novela brasileira a ganhar o Emmy Internacional.

Produção caprichada, figurinos deslumbrantes, com riqueza de detalhes nos adereços, uma trilha sonora envolvente, uma direção impecável (Marcos Schechtman) e um elenco bastante afiado.

O capítulo de hoje estava particularmente rico em beleza e talento. 

A beleza das roupas multicoloridas dos bailarinos em uma coreografia realizada para um filme de Bollywood. E em especial pela presença de Chico Anysio (1931-2012) que, no papel de pai do pilantra Radesh (Marcius Melhem), aparece como diretor do espetáculo.

Talentos veteranos como Laura Cardoso, que faz a perversa Laksmi, e Lima Duarte, como o sábio Shankar, brilharam no capítulo de hoje. Os não menos talentosos Tony Ramos (Opashi) e Eliane Giardini (Indira) também marcaram presença. E o jovem Caio Blat não ficou atrás, demonstrando todo o sofrimento do seu Ravi de coração partido.

A graça de Norminha (Dira Paes), a arrogância de Ilana (Ana Beatriz Nogueira) e a antipatia sorrateira de Surya (Cléo Pires) também enriqueceram o capítulo desta terça.

Mas o grande destaque fica mesmo por conta do talento e da beleza estonteante da protagonista Juliana Paes (Maya). 

Sofrendo as agruras de ver o seu segredo revelado a qualquer momento, o fato de seu filho não ser do seu marido Raj (Rodrigo Lombardi), e sim de Bahuam (Márcio Garcia), a atriz consegue passar todo o seu desespero e desamparo por detrás de toda a sua aparência exuberante. Brincos, anéis, colares e pulseiras mil só servem para enfeitar a tristeza profunda de Maya. Vale a pena ver de novo.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias