Renato Kramer

'Todos temos que refletir sobre a nossa contribuição para o mundo', diz Denise Fraga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Eu acho que o teatro, com humor, é capaz de fazer você se transformar", afirmou a atriz Denise Fraga em sua entrevista para o "Roda Viva" (Cultura) da última segunda-feira (18).

"Quando uma pessoa ri, ela ri porque ela entendeu", argumenta a atriz. "O riso parece estar vinculado à inteligência. Se você não entende a piada você não ri. Você não detecta tanto o que te emocionou como você detecta o que você achou engraçado", explica Fraga.

Sobre fazer humor na televisão, a atriz confessa: "Uma medida pra mim era sem dúvida a equipe técnica. Porque quando você se acostuma com plateia de teatro você quer aquele calorzinho. Então , na televisão, quando eu via um cara lá da técnica rindo, eu falava: deu certo essa!", declara Denise.

Denise salientou o que chama de "alma de artista". "Tem engenheiros que têm alma de artista e tem atores que não têm alma de artista", explicou. "Alma de artista é essa capacidade que algumas pessoas têm de olhar a vida enquanto ela passa".

A atriz confidencia que tem muitos projetos na cabeça, mas que não pode adiantar nada. "O que me move é sempre essa vontade de dizer. Chega uma hora na carreira da gente que a gente quer dizer, tem coisas pra dizer, e essa hora chegou pra mim".

"Pode ser utopia ou não, mas eu acredito muito no teatro que tem um poder de transformação imenso", reafirma Fraga, "mesmo que seja uma pessoa ali, minimamente por noite!".

Sobre o espetáculo "Galileu Galilei" (Bertolt Brecht), que volta ao cartaz a partir de 29 de janeiro próximo no TUCA (SP), a atriz não cabe em si com o excelente resultado que vem obtendo: "Eu resolvi ser o Galileu, olha, eu as vezes não tô nem acreditando que deu certo! Porque é uma insanidade!", comenta a atriz.

E comemora: "Eu fico tão feliz agora, porque a minha vontade de passar adiante o que eu tinha lido e o que tinha me tocado funcionou. Então eu me sinto assim meio mensageira de Galileu e Brecht. Todos nós temos que refletir sobre nossa contribuição para o mundo", arremata Denise Fraga.

Crédito: Willy Biondani Denise Fraga. crédito: Willy Biondani
Denise Fraga

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias