Renato Kramer

'Tenho mais de dez mil motivos para me sentir um príncipe', diz Ronnie Von

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Se você quiser ouvir então a minha história...". Foi cantando o seu primeiro grande sucesso, "Meu Bem", ("Girl", de John Lennon) que Ronnie Von, o Pequeno Príncipe da Jovem Guarda, deu início às comemorações de 10 anos do seu programa "Todo Seu" (TV Gazeta) nesta sexta-feira (27).

"Hoje é uma noite muito especial", declarou Ronnie logo após cantar trechos de "Cachoeira" (Thomas Roth/Luiz Guedes) e "Yesterday" (Paul McCartney). "Ser 'Todo Seu' todas as noites há dez anos me parece ser muito mais do que o meu esporte favorito: é amor. É assim que eu alimento esse meu reinado e tenho mais de dez mil motivos para me sentir um 'príncipe', como vocês carinhosamente me chamam", disse o apresentador em seu impecável terno escuro.

Abrindo o desfile de convidados especiais da noite, Ronnie chamou o ator e cantor Daniel Boaventura, o PC de "Tapas & Beijos" (Globo), que cantou clássicos do cancioneiro romântico americano acompanhado pela orquestra regida pelo maestro Renato Misiuk.

"São esses momentos que, na minha visão, justificam uma carreira", diz o apresentador ao chamar um vídeo com alguns dos melhores momentos da história do "Todo Seu". Nele aparecem atores como Osmar Prado, Nathalia Timberg, Bibi Ferreira, Eva Wilma, Marisa Orth, Laura Cardoso, Dan Stulbach, Irene Ravache, Beatriz Segall, Juca de Oliveira e Regina Duarte – entre outros.


"Acima de tudo tem que ter verdade. Quando há verdade você consegue transmitir essa emoção para o telespectador", afirmou Gugu Liberato na sequência do vídeo que ainda trouxe os cantores Jair Rodrigues, Paula Fernandes, Ivan Lins, Zizi Possi, Daniel, Ivete Sangalo, Martinho da Vila, Lulu Santos, Gal Costa, Diogo Nogueira e Ney Matogrosso – que declarou: "Não se satisfaçam com a minha manifestação, vejam que é possível e ajam!".

Marília Gabriela marcou presença afirmando que talvez a melhor entrevista esteja no porteiro do prédio ao lado, e argumentou: "Todas as pessoas, se bem exploradas, tem uma bela história para contar". Com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, Ronnie apareceu degustando um 'picolé de chuchu'. "Isso aqui vai ser um sucesso!", declarou Alckmin, bem humorado.

Logo após os flashes, Ronnie Von recebeu no palco José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. "Você ficou na Globo por três décadas. Você foi, na visão de todos nós que trabalhamos nesse ofício, quem deu o padrão de qualidade à TV Globo. Você acredita que a televisão está pronta ou ela tem que ser melhorada?", perguntou o apresentador. "A Globo está lá com profissionais de excelente qualidade. Todos eles respeitáveis. Mas se eu estivesse lá, estaria melhor ainda", declarou o ex-todo poderoso da Rede Globo.

Toquinho deu sequência aos números musicais, com canções de sucesso do seu repertório. Da "Jovem Guarda", que completa 50 anos neste ano de 2015, compareceram à festa o 'Tremendão' Erasmo Carlos e o 'Queijinho de Minas' Martinha, em carinhosos depoimentos gravados. Ao vivo, Ronnie anunciou: "Ela faz parte da minha trajetória. Eu estou muito honrado com a presença dela: a minha irmãzinha Wanderléa!".

Num longo preto todo trabalhado no brilho e na transparência, a 'rainha da Jovem Guarda' cantou a canção que fez com que o 'rei' Roberto Carlos lhe desse o apelido carinhoso: "Ternura". "No primeiro programa essa menininha aqui esteve", comentou o apresentador ao voltar ao palco. Dirigindo-se à Ternurinha, declarou: "Olha, nesses dez anos você seguramente foi uma das coisas boas que aconteceram na minha vida aqui, obrigado, meu amor!".

As apresentadoras Eliana e Adriane Galisteu, o ex-piloto Emerson Fittipaldi, Léo Jaime e Margareth Menezes também foram prestigiar o Príncipe. Para Eliana o apresentador segredou que o seu maior mico foi ter perguntado "para quando era o filho" de uma convidada que estava apenas gorda e não grávida. "Nunca mais eu perguntei isso. A pessoa pode estar com 48 meses, eu não pergunto", desabafou Ronnie.

Galisteu, toda bela, declarou: "Dez anos no ar na TV, no Brasil, mostrando qualidade é pra poucos e bons, e você pode se sentir um privilegiado!". Ela foi até os bastidores buscar o atual diretor do programa Nilton Travesso para receber os aplausos. Márcio Tavolari, que dirigiu o programa entre 2011 e 2014, tem uma grande parcela de mérito na evolução do "Todo Seu".

A bailarina Ana Botafogo e o dançarino Carlinhos de Jesus apresentaram uma coreografia cheia de charme para a canção de Cartola na voz de Chico Buarque: "Divina Dama". Agnaldo Rayol, que ajudou muito o cantor no início de carreira, o poeta Paulo Bomfim, Carlos Alberto de Nóbrega e o também apresentador Amaury Jr. participaram através de depoimentos gravados cheios de elogios.

"Hoje tá difícil... Daqui a pouco eu choro! Mas por enquanto eu tenho que manter a aparência aqui", declarou Ronnie Von emocionado. Para encerrar, toda a tradição da banda que foi eleita a "personalidade que mais tem a cara de São Paulo": Demônios da Garoa, que cantaram a clássica "Trem das Onze" de Adoniran Barbosa e a Cia. Paulista de Dança, coreografados por Adriana Assaf na "Sinfonia Paulistana".

Longa vida ao "Todo Seu". Parabéns, Príncipe!

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias