[an error occurred while processing this directive]
Renato Kramer

"Obrigado, Brasil, por acreditar em mim", declara Sam Alves ao vencer o "The Voice Brasil"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Eles lá não sabem nada!", voltou a afirmar Lulu Santos em relação aos técnicos americanos que não classificaram Sam Alves –o vencedor da segunda edição do "The Voice Brasil" (Globo) nesta quinta-feira (26).

Cenografia e iluminação impecáveis e uma plateia de duas mil pessoas receberam os quatro finalistas cantando "Não Quero Dinheiro" (Só Quero Amar - Tim Maia). E de início já eram computados 12 milhões de votos, segundo o apresentador Tiago Leifert.

João Pessoa (PB) torcia para a sanfoneira Lucy Alves; Nova Iguaçu (RJ) para o "bigode grosso", Pedro Lima; Araranguá (SC) pelo "pequeno gigante" Rubens Daniel e Fortaleza (CE) pelo "cara de anjo" Sam Alves.

Ellen Oléria, vencedora do The Voice Brasil em 2012, foi a primeira convidada a se apresentar com uma canção autoral: "Testando". Muita ginga e muita bossa em sua performance.

"Por que Sam Alves?", perguntou o apresentador Tiago Leifert para a técnica Cláudia Leitte. "Ele é seguro, competente, profissional demais", elogiou Claudinha. "Ele tá prontíssimo para a carreira. E ele tem uma luz especial, por causa da missão dele que é fazer Deus se revelar através da música", concluiu toda orgulhosa de seu pupilo. E arrematou: "Sam é definitivamente a voz do Brasil!". E estava certa.

"Hallelujah" (Leonard Cohen) foi a canção escolhida por Sam para a grande final. Foi uma bela apresentação, conjugada com um figurino caprichado e o apoio de um coro melodioso. É verdade que Sam já tinha cantado com maior brilho no programa, mas mesmo assim a sua performance foi arrebatadora.

"Com grave, médio e agudo, em português ou inglês – esse é Sam Alves!", comentou Tiago Leifert e logo chamou Lulu Santos e Pedro Lima para um número em conjunto. "Sócio do Amor", do próprio Lulu foi a canção que eles cantaram – embora a participação do "bigode" tenha ficado um tanto apagada.

"Por que Pedro Lima?", quis saber Leifert. "Ele é infalível em tocar a alma cada vez que ele abre a boca pra cantar", afirmou Lulu. "Sam também!", interferiu Claudia Leitte. "Pra mim eu estou de frente para a nova voz do Brasil", concluiu Lulu Santos.

E Pedro Lima cantou então "Me Dê Motivo" (Michael Sullivan/ Paulo Massadas). Fez uma bela apresentação, embora com preciosismos vocais um tanto exagerados. "Respeita o moço, é o bigode grosso!", exclamou Tiago Leifert ao final do seu número.

Foi então a vez de Cláudia Leitte e Sam Alves se apresentarem juntos cantando "Claudinha Bagunceira", da própria Claudia, e "A camisa e o Botão" (Jaupery/ Tenninson del Rey). na sequência, Gaby Amarantos, Luiza Possi e Maria Gadú soltaram a voz com "Se Você Pensa", de Roberto e Erasmo Carlos.


"Já passamos dos 20 milhões de votos!", anunciou Tiago Leifert. E deu voz a Carlinhos Brown, fazendo entrar em cena um grande grupo de capoeira tocando berimbau em sua homenagem. "Vocês estão diante da 1ª guitarra do mundo, o berimbau!", afirmou Brown.

E sem titubear teve que argumentar "por que Lucy Alves?". "pela dificuldade que a mulher enfrenta em todos os setores (?), e porque ela tá enfrentando gigantes aqui". Não pareceram argumentos muito convincentes, mas Lucy entrou em cena com sua sanfona e acompanhada pela família de músicos para interpretar "De Volta Pro Meu Aconchego" (Dominguinhos/ Nando Cordel).

Bela e carismática, Lucy esteve correta, mas também não fez a sua melhor apresentação da temporada. E mais um número musical subiu ao palco: Daniel e Rubens Daniel, arriscando-se na bela "Bridge Over Troubled Water", de Paul Simon. É verdade que o inglês do cantor Daniel não estava lá muito cristão. Na sequência, Jota Quest com Gabriella Matos cantaram a música da banda "Mandou Bem". Enquanto isso a votação já chegara a 24 milhões de votos.

"Por que Rubens Daniel?", foi a vez de Daniel responder. E o sertanejo foi político: "Todos merecem vencer, mesmo alguns que já nos deixaram, mas o Rubens é por um conglomerado de coisas por saber o que a carreira de cantor significa", argumentou Daniel.

"Monte Castelo" (Renato Russo) foi a canção escolhida pelo catarinense para a final e também não foi o seu melhor momento na disputa. Talvez o nervosismo do momento mais decisivo tenha se abatido sobre todos os candidatos.

Quésia Luz, Lucy Alves e Carlinhos Brown cantaram "Você, o Amor e Eu", também de Carlinhos. Ana Carolina deu sequência com "Pole Dance", dela e de Edu Krieger. E eis que chaga a hora do resultado. Com 43% dos vinte nove milhões de votos, Sam Alves é a nova voz do Brasil.

Ele chora muito. Os pais dele sobem ao palco para abraçá-lo, mas logo ele tem que se concentrar novamente para cantar a canção que o classificou ainda nas audições às cegas: "When I Was Your Man" (Bruno Mars). "Obrigado, Brasil, por acreditar em mim!", disse Sam emocionado. "Eles lá (USA) não sabem nada!", repetiu Lulu Santos.

Parabéns, caro Sam. Grande e merecida vitória. Sucesso, sempre.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias