Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Com audiência em baixa, SBT estuda fim de novelas infantis após 13 anos

'A Caverna Encantada', no ar desde o ano passado, não consegue passar dos 4 pontos em SP

Mel Summers e Luiza Tomé como Anna e Dalete em 'A Caverna Encantada'
Mel Summers e Luiza Tomé como Anna e Dalete em 'A Caverna Encantada', atual novela infantil do SBT: tramas para crianças podem acabar em 2025 - Lourival Ribeiro/SBT
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Pela primeira vez desde 2012, as novelas infantis correm o mais sério risco de perder o espaço cativo que têm na grade de programação do SBT. Existem projetos de mudar os rumos da dramaturgia da emissora da família Abravanel a partir deste ano.

A coluna apurou que uma das ideias é realizar uma novela mais leve, dedicada ao público adulto, mas ainda assim familiar. Dentro da empresa, fala-se em algo próximo a um filme de comédia romântica.

A direção do SBT entende que não há mais público para investimentos infantis. Uma prova disso é o desempenho de "A Caverna Encantada", no ar desde julho do ano passado.

Desde a estreia, a produção tem média de 3,9 pontos na Grande São Paulo. É, de longe, o índice mais baixo das tramas infantis. Sua antecessora, "A Infância de Romeu e Julieta" (2023-2024), já havia ido mal também, com média geral de 4,2 pontos.

Além disso, "A Caverna Encantada" tem ido mal até mesmo em licenciamento de produtos e faturamento. Foram poucas as marcas que quiserem ter sua imagem atrelada ao folhetim.

A decisão da sua sucessora deve acontecer até fevereiro. Para o mês que vem, o SBT tem o planejamento de testes para elenco da próxima novela.

Uma ideia para testar se o público do SBT aceita uma dramaturgia adulta é a compra da novela "Beleza Fatal", informação dada pela coluna em primeira mão. Existe negociação com a Warner Bros. Discovery, dona do serviço de streaming Max, que produziu a trama, e uma disputa com a Band pelos direitos.

A última novela adulta exibida pelo SBT foi "Corações Feridos", em 2012. As novelas infantis começaram com o remake de "Carrossel" (2012), que foi um fenômeno em todo o Brasil.

Logo em seguida, foram feitas "Chiquititas" (2013-2015), "Cúmplices de um Resgate" (2015-2016), "Carinha de Anjo" (2016-2018), "As Aventuras de Poliana" (2018-202) e "Poliana Moça" (2022-2023). Todas elas tiveram algum sucesso nos números.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem