Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Lilia Cabral defende novelas e diz que fracassos são normais: 'Sempre teve altos e baixos'

Elogiada pela interpretação da grande vilã de 'Garota do Momento', atriz fala sobre a carreira e comenta reprise de 'Tieta' (1989)

Lilia Cabral em 'Garota do Momento', atual novela das seis da Globo - Beatriz Damy/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

É um pouco curioso ver Lilia Cabral em cena. Pouco depois de gravar uma passagem tensa de "Garota do Momento", atual novela das seis da Globo, que foi vista pela coluna, ela parece se desligar totalmente da malvada Maristela para sentar-se em um sofá, serena, para conceder esta entrevista. Passa a impressão de que é uma outra pessoa —e não deixa de ser.

A cena foi ao ar no último dia 17: Maristela desconfia que a própria neta, Bia (Maisa), armou para a mocinha Beatriz (Duda Santos) passar mal em uma apresentação. Lilia, que há quinze minutos tinha um semblante sério e contraído na gravação, abre um sorriso franco e não nega. Está se divertindo.

"Quando li essa personagem, fiquei encantada. Tudo que ela faz para armar, toda a situação, é de uma maldade chocante. Bem novela mesmo", diz. A atriz emendou a participação em "Garota do Momento" logo após gravar "A Lista", filme original da Globo que fez com Tony Ramos.

"No dia seguinte à leitura do texto, liguei para a Natália Grimberg, diretora, e disse: 'vou fazer. Eu amei!'. Acho que a grande sabedoria da novela é exatamente ser um novelo, em que você vai desenvolvendo cada pedacinho e para um pouco, porque tem um gancho muito especial. A Alessandra Poggi e a Glória Perez fazem isso muito bem, por exemplo", afirma.

Em "Garota do Momento", Lilia vive uma vilã que as pessoas pediram para ela viver faz tempo: alguém ruim, que mexe na trama e não tem pudor de fazer maldades. "Eu vejo que muita gente queria me ver assim mesmo, fazendo maldades. Não sabia que era tanta gente", ri.

Gênero em crise?

Lilia Cabral discorda daqueles que acham que as novelas estão em uma crise sem volta. "Garota do Momento" é uma prova. A novela tem ido bem de audiência, com média geral desde a estreia na casa dos 19 pontos na Grande São Paulo.

"Eu gosto muito de fazer novela. Sabe por quê? Eu não nego para ninguém. Eu gosto muito de fazer tudo. Eu gosto muito de fazer cinema, tive o maior prazer em filmar 'A Lista', acabei de fazer um espetáculo em Curitiba, que foi demais! Mas passa o carrinho com a alimentação, o nosso figurino, conversar com os amigos, o retorno do público... Tudo isso é fundamental para a gente também ter um dia de trabalho que começa às 11h e acaba às nove da noite. Eu gosto muito".

Para Lilia, os baixos índices de algumas tramas são "normais". Na história da televisão, segundo a atriz, não surpreende que algumas novelas não sejam um estouro de audiência.

"Algumas fazem sucesso, outras não fazem sucesso, mas faz parte também do comportamento do mundo, porque as coisas não estão fáceis, né? Eu acho que a gente busca também qualidade, dramaturgia, e isso tem hora que tem, tem hora que não tem. Daqui a pouco, a gente vai ter uma leva que as três novelas estão bombando. Daqui a pouco volta a ter uma bombando e as duas não. E se a gente for pensar bem, em toda a história da nossa televisão, nós tivemos muitos sucessos, mas sempre com altos e baixos, né? Isso faz parte. Eu prefiro sempre pensar assim, pensar no lado positivo", diz.

A volta de "Tieta"

Além da trama inédita, Lilia Cabral faz parte do elenco de "Tieta" (1989), que está em reprise nos fins de tarde. Ela admite que ficou surpresa com a escolha da trama para reexibição.

"Eu fiquei sabendo dentro do set. Eu não acreditei. Eu fale: 'O quê? Passar 'Tieta'? De tarde? Fiquei chocada. Mas eu acho que não tem nenhum problema. Tinha muita criança que assistia e cresceu com isso", relembra.

"Ninguém ficou traumatizado. Ela era muito engraçada. Quando você tem o humor e ele é muito inteligente, não só divertido, mas perspicaz, eu acho que as pessoas se deleitam. E a criança, às vezes, pode não entender com tanta profundidade, mas ela vai entender a situação e vai se divertir também", conclui, rindo, antes de voltar ao estúdio para encarnar a pérfida vilã de "Garota do Momento".

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem