Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Coreana de 80 anos é a mais velha da história a disputar etapa do Miss Universo

Mãe e avó, modelo sênior Choi Soon-hwa disputa coroa com outras 31 mulheres

Miss Coreia do Sul
A modelo sênior Choi Soon-hwa é uma das candidatas do Miss Coreia do Sul, rumo ao Miss Universo 2024 - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

E o recorde de idade do Miss Universo foi quebrado novamente! Agora, a candidata mais velha da história a disputar uma das etapas do concurso é uma mulher de 80 anos. A modelo sênior Choi Soon-hwa, que é mãe e avó, vai concorrer no final de setembro à coroa de Miss Coreia do Sul, ao lado de outras 31 concorrentes do seu país.

A miss nasceu no meio da Segunda Guerra Mundial e vivenciou os entraves da Guerra da Coreia, quando tinha apenas 6 anos. Quando jovem, trabalhava como auxiliar de enfermagem, mas ao mesmo tempo sempre manteve o sonho de ser modelo —profissão que desempenha até hoje, em muitos trabalhos em seu país.

"Após ver que a competição Miss Universo não tem limite de idade, eu disse que queria participar. Então enviei fotos para a organização e ontem eles disseram: 'Nossa mãe é incrível, nossa avó é ótima'. Então, me senti muito feliz", disse Choi, que vai fazer 81 anos em outubro, à imprensa local. "Quero incentivar mulheres a irem atrás dos seus sonhos, independente da idade."

Com isso, ela superou a modelo argentina Alejandra Rodríguez, de 60 anos, que em maio deste ano disputou o título nacional de Miss Universo Argentina, mas acabou ficando no Top 15. Se Choi vencer, a Coreia do Sul se tornará o primeiro país da história a classificar uma candidata com 80 anos para disputar o Miss Universo.

A candidatura dela só foi possível após a mudança da regra de idade anunciada em setembro passado pela organização do Miss Universo, que prega o fim dos limites de idade para participar do concurso. A novidade é histórica, uma vez que isso nunca havia ocorrido em mais de 70 anos de existência da competição, criada em 1952, e passou a valer a partir de janeiro de 2024. Antes disso, só podiam estar na competição misses entre 18 e 28 anos.

Choi, no entanto, não é a primeira miss que utiliza da nova regra em 2024. Isso porque a atriz e modelo argentina Iris Amelia Alioto, de 72 anos, que é bisavó, foi anunciada em janeiro deste ano como uma das candidatas do Miss Buenos Aires. Ela disputou o concurso regional em maio, mas ficou com o segundo lugar e por isso não avançou à fase nacional —a vencedora na ocasião foi Alejandra Rodríguez.

Pouco antes de Iris Amelia, a filipina Jocelyn Cubales, de 69 anos, tornou-se a pioneira dessa abertura ao ser revelada como uma das candidatas oficiais da etapa de Quezon City para o Miss Universo Filipinas.

Vale lembrar que a notícia da mudança de regras do Miss Universo chegou em um contexto inédito para a marca, que nunca esteve tão próxima dos temas de diversidade e inclusão. O principal motivador dessa disrupção foi a compra do concurso, há pouco mais de dois anos, pela empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, que é uma mulher transgênero.

Inclusive, a última edição do Miss Universo, em novembro de 2023, foi considerada a mais "plural" realizada até hoje, já que além de duas mulheres transêneros (as misses Portugal e Holanda), teve entre suas candidatas uma modelo plus size (Miss Nepal) e duas mães (as misses Colômbia e Guatemala).

A final do Miss Universo 2024 vai acontecer no dia 16 de novembro, na Cidade do México, capital mexicana. A 73ª edição do mundial deve bater recorde com mais de 100 candidatas.

Quem passa a coroa é a nicaraguense Sheynnis Palacios, vencedora da última edição, em El Salvador. A miss, inclusive, é uma das convidadas confirmadas para a coroação da Miss Universe Brasil, que acontece no dia 19 de setembro em São Paulo, no Teatro Gamaro, e tem uma candidata de 41 anos, a representante do Mato Grosso do Sul, Lulu Oliveira.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem