Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Após revelar gravidez, Miss Guatemala é substituída para o Miss Universo 2024

Andrea Radford abdicou de seu título e passou a coroa à segunda colocada

Miss Guatemala 2024
Conheça a modelo e apresentadora da Guatemala Andrea Radford - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A modelo guatemalteca Andrea Radford, 29, ganhou os olhares do mundo miss nesta semana. Ela, que foi coroada no início de julho como a representante da Guatemala na próxima edição do Miss Universo, abdicou do título após anunciar que estava grávida.

"Quero compartilhar com vocês que meu universo mudou, e estou prestes a embarcar em uma jornada igualmente maravilhosa e abençoada: a de ser mãe. Estou realizando agora outro sonho há muito esperado", afirmou Radford, que é natural da Cidade da Guatemala, capital do país, e é apresentadora de telejornal na emissora local TV Azteca.

O anúncio foi feito em um vídeo publicado em suas redes sociais. Na publicação, ela tira a coroa da sua cabeça e a coloca ao lado de uma imagem de ultrassonografia do bebê, enquanto narra um texto emocionado. "Sempre tive muito orgulho de ser guatemalteca, e desde pequena meu sonho era elevar o nome do meu país e tornar suas maravilhas e riquezas conhecidas internacionalmente", disse.

Ao final da postagem, as palavras da miss deixaram uma certa dúvida nos fãs, pois para muitos deu a entender que ela pode voltar a defender o país no mundial em breve. "Isto não é um adeus, é um até breve com a promessa de que meu amor pela Guatemala crescerá ainda mais", destacou.

Além de estar na TV, Andrea também é conhecida no país por ser uma miss de carreira, já que antes dessa ocasião defendeu seu país no Miss Supranational 2019 e no Miss Grand International 2022. Curiosamente, sua antecessora de 2023 foi a primeira mãe a ser eleita Miss Guatemala e também a primeira mãe eleita para competir no Miss Universo, a modelo Michelle Cohn.

Embora as regras do Miss Universo, atualizadas em agosto de 2022, permitam a participação de mulheres grávidas, além de mães, casadas ou separadas, Andrea primeiramente disse que optou junto com a organização do Miss Guatemala por sua renúncia. Isso porque a miss descobriu sua gravidez recentemente e já está com uma gestação avançada, de cerca de 16 semanas.

Portanto, na data do Miss Universo 2024, agendado para 16 de novembro, ela já estaria com cerca de 7 meses, e a agenda agitada da competição poderia ser um risco para ela e o bebê. Mais tarde, porém, em entrevista a um programa da TV local (assista abaixo), ela adicionou uma informação diferente.

Segundo a modelo, após contar sobre a gravidez para a organização, eles consultaram os diretores do Miss Universo, que disse que não tinha os protocolos necessários para receber uma mulher grávida no concurso deste ano. Por esse motivo, acharam melhor que ela abdicasse.

Miss Universe Guatemala 2024
Ana Gabriela Villanueva (esquerda) assume o posto de Andrea Radford (direita) para defender a Guatemala no Miss Universo 2024 - Reprodução

Em outro vídeo, publicado no dia 25 de agosto no perfil do concurso nacional, é possível assistir a uma cerimônia onde Andrea passa a coroa à segunda colocada no concurso, que assume seu posto. Quem passa a ser agora a nova representante do país no Miss Universo 2024 é Ana Gabriela Villanueva, 22 (foto acima). "O universo e Deus me deram uma oportunidade e aqui estou, para agora ser chamada de Guatemala", disse.

Natural da cidade guatemalteca de Santa Cruz Naranjo, no distrito de Santa Rosa, Ana Gabriela é estudante do sétimo semestre de licenciatura em Ciências Jurídicas e Sociais. Com a segunda colocação, ela tinha sido designada para defender seu país no Miss América Latina del Mundo 2024, mas abriu mão do posto para ir ao Miss Universo.

AS MAMÃES DO MISS UNIVERSO 2024

A 73ª edição do Miss Universo deve ter uma alta incidência de misses mamães, que quebraram as barreiras tradicionais dos concursos em seus países de origem. Entre elas estão a venezuelana Ileana Márquez e a porto-riquenha Jennifer Colon. Essas mudanças sublinham um movimento crescente em direção à aceitação e celebração de diferentes tipos de beleza e experiência de vida no palco do certame.

No Brasil, a goiana Renata Guerra fez história em 2023 ao tornar-se a primeira mãe a competir no Miss Universe Brasil. Além disso, o Miss Universe São Paulo 2024, em julho, quebrou recorde com nove mães entre as candidatas, mostrando uma mudança significativa no perfil das participantes e reforçando o novo direcionamento inclusivo do concurso.

O Miss Universo 2024 vai acontecer na Cidade do México. No dia 14 de novembro, dois dias antes da final, acontece a etapa preliminar, onde as misses batalham para serem classificadas nos cortes. O início do confinamento das misses, no entanto, ainda não foi revelado —mas normalmente o período é cerca de duas semanas antes da grande disputa.

Além disso, o mundial deste ano pode bater um recorde com mais de 100 candidatas. Quem passa a coroa é a nicaraguense Sheynnis Palacios, 24, eleita em novembro de 2023. Ela estará em São Paulo no dia 19 de setembro para a coroação da Miss Universe Brasil 2024, que será a representante do país neste ano.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem