Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Todas

Miss América Latina 2023: Argentina vence e brasileira é finalista

Ana Paula Caudana venceu concurso de beleza em Punta Cana, com outras 18 misses

A argentina Ana Paula Caudana é a nova Miss América Latina Brasil del Mundo
A argentina Ana Paula Caudana é a nova Miss América Latina Brasil del Mundo - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A argentina Ana Paula Caudana foi coroada nesta sexta (13) como a vencedora da grande final do Miss América Latina del Mundo 2023. A jovem quebrou um jejum de mais de 40 anos para o país vizinho no concurso, já que esta é a primeira vez que a Argentina vence em 38 edições. A final aconteceu em Punta Cana, na República Dominicana, e contou com um grupo de 18 candidatas.

"Numa noite cheia de elegância e beleza, a nossa nova rainha surge como um símbolo de graça e cultura latina. A história foi reescrita e seu reinado promete inspirar toda uma geração. Parabéns à nossa soberana de 2023!", escreveu a organização do certame em suas redes sociais.

Quem passou a coroa foi a portuguesa Maria Lopes, eleita em outubro de 2022, também em Punta Cana. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses Honduras, Abigail Revelo, e Costa Rica, Adriana Nuñez. Completaram o grupo de sete finalistas as representantes de Guatemala, República Dominicana, Panamá e Brasil, representado pela paranaense Giovanna Vieira, 27.

A jovem teve cerca de um mês para se preparar para o desafio, uma vez que foi eleita Miss Latina Brasil no início de setembro, em Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho. Se tivesse vencido, teria conquistado a nossa quinta coroa no certame. Antes dela, as brasileiras que já venceram o concurso são: Júlia Guerra (2013), Grace Martins (2000), Aline Rezende (1998) e Priscila Furlan (1994).

Estudante universitária de Engenharia Civil, Giovanna trabalha na instituição de ensino em que faz o curso e fala espanhol. Natural de Foz de Iguaçú (PR), mora há muitos anos na cidade histórica de Lapa, na região metropolitana de Curitiba, e também faz trabalhos como modelo.

Apesar de não ser muito popular por aqui, o Miss América Latina del Mundo é um grande concurso de beleza que existe desde 1981. Como o próprio nome diz, a competição celebra a herança da origem latina pelo planeta.

Aceita jovens que sejam não só nascidas em países da América Latina, mas que tenham acima de tudo ascendência e honrem a cultura latina, independente de onde nasceram ou moram. Tanto que no grupo de meninas deste ano temos representantes do Japão, Holanda e França.

Segundo Michael Costa, diretor nacional do Miss Latina Brasil, o concurso "busca mulheres que sejam muito mais que um rosto e um corpo bonitos. Elas devem, prioritariamente, saber se comunicar e se expressar com excelência".

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem