Miss e Mister Rodeio Brasil 2024 são escolhidos em Barretos (SP); conheça os vencedores
Com chapéus ao invés de coroas, evento reuniu candidatos de SP, MG, PR e MS
O mundo country tem seus novos soberanos da beleza! Nesta semana os paulistas Bárbara Fernandes, 29, de Ribeirão Preto, e Robson Copeski, 28, de Serrana, foram eleitos, respectivamente, Miss e Mister Rodeio Brasil 2024. Ao invés de coroas, cetros e mantos, os vencedores foram consagrados com faixas e os tradicionais chapéus de cowgirl e cowboy na cabeça.
A final aconteceu em Barretos (SP), a 421 km da capital paulista, e contou com 23 participantes, sendo 15 moças e 8 rapazes, que representaram cidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. O local escolhido para o palco da final foi aos pés do Monumento ao Peão, conhecido como Jeromão, que fica no Parque do Peão de Barretos, onde ocorre a tradicional festa.
Com 27 metros de altura, formada por 170 toneladas de concreto e 47 toneladas de aço, a estátua retrata um peão de boiadeiro gigante com acessórios tradicionais de rodeio, como cinto com fivela, chapéu e um violão. No local, os candidatos desfilaram ao vivo em traje country —que substitui as conhecidas performances em traje de gala dos concursos mais tradicionais— e os finalistas responderam a uma mesma pergunta.
Ambos os vencedores levam para casa, além de uma quantia em dinheiro, prêmios e presentes de patrocinadores, um passaporte para curtir os 11 dias da Festa do Peão de Barretos deste ano. Eles também viram celebridades country, com presença VIP em todos os camarotes da Country Mix Gold em festas de peão pelo país.
A Miss Rodeio Pitangueiras (SP), Lavínia Narciso, e o Mister Rodeio São Lourenço da Serra (SP), Estevan, foram os segundos colocados e receberam os títulos de Musa do Rodeio Nacional e Mister Cowboy Brasil 2024, respectivamente. Quem se despediu dos reinados foram a goiana Danielle Santana, 27, e o paulista Maicon Santos, 30, vencedores de 2023.
Ainda durante a ocasião, a adolescente de 14 anos Sabrina Vasconcelos, de Frutal (MG), foi aclamada com o título inédito de Miss Rodeio Brasil Teen. Ela é a primeira representante da etapa juvenil do concurso, que fará parte da competição a partir de 2025. Garotas e garotos de 14 a 17 anos poderão se inscrever e competir pelo título teen no ano que vem.
APAIXONADOS PELO COUNTRY
Segundo o diretor do concurso, Milton Figueiredo, o concurso que celebrou a 8ª edição do feminino e a 13ª do masculino, celebra a cultura do rodeio e é dedicado a jovens apaixonados por esse universo. "Os vencedores representam o público do rodeio, que gosta da música e do universo country e sertanejo, além de todos os pormenores da tradição caipira —e essa é a única regra", explica ele.
Em ambos os gêneros, os candidatos podem ser casados, terem filhos ou até mesmo serem pessoas transgênero. Para se inscrever, basta ser maior de 18 anos ou emancipado, e não é necessário ser peão ou amazona. "Claro, como toda miss e mister, é preciso ter também simpatia, elegância e boa comunicação, com um toque adicional da rusticidade característica do povo caipira e sertanejo", adiciona.
Neste ano, todos os candidatos foram avaliados por um corpo de jurados em quatro etapas preliminares: entrevista (comunicação), desempenho nas redes sociais (Social Media Challenge), beleza plástica, harmonia corporal e saúde (estética) e uma atividade social. Nesta última fase, todos tiveram que arrecadar lacres de latinhas de alumínio que foram doados para a AVCC (Associação de Voluntário de Combate ao Câncer do Hospital de Amor).
No total, os participantes arrecadaram 740 garrafas pet de dois litros repletas de lacres de latinha, que serão vendidos pela instituição para ajudar a custear assistência a pacientes e acompanhantes durante seus tratamentos de câncer em Barretos.
O evento aberto ao público foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do concurso no YouTube (@MisseMisterRodeioBrasil) e pela emissora BRTVMAX –canal 200, para toda a América Latina, através da parabólica digital.
Comentários
Ver todos os comentários