Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Japão renuncia ao título após affair com homem casado vazar na imprensa

Karolina Shiino desiste de tradicional título menos de duas semanas após vitória inédita

Karolina Shiino, em foto logo após ser coroada Miss Nippon 2024
Karolina Shiino, em foto logo após ser coroada Miss Nippon 2024 - Miss Japan Association/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta segunda (5), menos de duas semanas depois de ter sido coroada Miss Nippon 2024, a modelo Karolina Shiino, 26, postou em suas redes sociais um anúncio formalizando sua renúncia ao título de beleza japonês. Ela se sentiu pressionada após a imprensa do país asiático revelar que estaria vivendo um caso com um homem casado.

Em sua publicação na internet, Karolina admitiu o relacionamento e pediu desculpas. "Lamento sinceramente pelos enormes problemas que causei e por trair aqueles que me apoiaram", disse em determinado trecho. A notícia sobre sua vida pessoal surgiu logo após sua coroação como Miss Nippon, que aconteceu no último dia 22 de janeiro.

A vitória da modelo mexeu com os ânimos dos japoneses, uma vez que Karolina é ucraniana naturalizada japonesa e tornou-se, portanto, a primeira vencedora do tradicional título que não é nascida no Japão e nem filha de pais japoneses. A cidadania da miss foi concedida a ela apenas em 2022, apesar dela viver no país desde os 5 anos de idade.

Natural de Ternopil, no oeste da Ucrânia, Karolina mudou-se ainda criança para o Japão pois, após o divórcio dos seus pais, sua mãe se casou com um japonês de sobrenome Shiino. Criada no país, a miss cresceu em meio à cultura japonesa e fala e escreve fluentemente o idioma local.

SONHO DESTRUÍDO

Logo após sua vitória no Miss Nippon, a jovem declarou entre lágrimas que vivia um sonho. "Superei barreiras, que frequentemente me impediram de ser aceita como japonesa. Por isso, sou extremamente grata por ser aceita como japonesa nesta competição", disse.

Para a imprensa local, ela chegou a dizer também que se candidatou ao concurso para lutar por "uma sociedade onde as pessoas não sejam julgadas por sua aparência".

O ineditismo do fato dividiu internautas entre apoiadores e críticos ferrenhos, que publicaram nas redes uma série de comentários de cunho xenofóbico. O escândalo conjugal serviu, portanto, como combustível para render ainda mais mensagens de ódio para a jovem nas redes sociais.

Muito tradicionalista, é sabido que no Japão a identidade japonesa é reconhecida não só pela nacionalidade, mas sobretudo por características físicas – por exemplo, a pele branca para eles ainda é um ideal de beleza clássico. Apesar de possuir pele branca, a miss mantém traços ocidentais, de sua origem genética.

Vale dizer: o Miss Nippon é um concurso similar ao Miss Germany, e é um título nacional que não possui ligação com nenhuma franquia internacional de miss. Portanto, sua vencedora não representa o país em nenhuma competição mundial. A representante do país no Miss Universo 2024, por exemplo, ainda não foi eleita.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem